Em 1 mês, 12 mil passaram sem pagar 1º pedágio Free Flow de SP

No primeiro mês de operação do pedágio eletrônico Free Flow em Itápolis, interior de São Paulo, aproximadamente 12 mil motoristas não pagaram a tarifa de R$ 8,90 na Rodovia Laurentino Mascari

Com isso, a evasão de 8,4% no período impactou a receita da concessionária EcoNoroeste em 7%. E revelou que a adaptação ao novo sistema ainda enfrenta desafios

A tecnologia, que elimina as tradicionais cabines e cancelas de pedágio foi projetada para reduzir filas e melhorar o fluxo. Entretanto, a adesão inicial tem sido marcada por falta de familiaridade dos motoristas e dificuldades no pagamento

Pedágio eletrônico receberá ajustes

O sistema de pedágio Free Flow funciona por meio de câmeras e leitores de radiofrequência que identificam as placas dos veículos ao passarem por pórticos na estrada

Motoristas que utilizam tags de pagamento continuam a ser cobrados de maneira automática, como nos pedágios convencionais. Já os veículos sem tag podem quitar a tarifa pelo site ou aplicativo da concessionária, via WhatsApp, com Pix ou cartão de crédito

De acordo com Adrualdo Catão, secretário da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a nova resolução da pasta, de 14 de outubro, traz importantes mudanças. Entre elas, o aumento do prazo para pagamento das tarifas, de 15 para 30 dias

Sinalização do pedágio Free Flow vai mudar

Outro ponto da resolução Nº 1.013 é padronizar a sinalização para tornar mais claro ao usuário que está adentrando uma área de pedágio eletrônico. Catão afirma que a resolução exige um nível de sinalização mais forte do que o modelo anterior

Além de padronizar a sinalização e o prazo de pagamento, o Senatran trabalha em uma integração sistemática que deve ocorrer após a divulgação de uma nova portaria, prevista para dezembro

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