‘Apple iCar’: por que a marca da maçã cancelou carro autônomo?

Ao longo de dez anos, bilhões de dólares foram investidos no Projeto Titan, que tinha como objetivo ser um rival dos elétricos da Tesla

Testes e patentes foram feitos

Segundo informações do The New York Times, os funcionários da marca souberam recentemente do cancelamento. O veículo chegou a fazer testes em vias públicas e até mesmo patentes foram registradas nos Estados Unidos.

Desenvolvimento do Apple iCar começou em 2014

O Projeto Titan surgiu há dez anos com o objetivo de criar um veículo elétrico de condução autônoma. Ou seja, sem um motorista humano ao volante. Foram cerca de R$113 bilhões investidos. Seu lançamento foi adiado para 2028.

Apple investiu mais de US$ 1 bilhão no veículo

Além do investimento financeiro a Apple tinha uma equipe de 2.000 funcionários, voltados na criação do veículo inteligente. O veículo exigia o "Nível 5" de condução autônoma. Neste nível, o veículo é capaz de acelerar, frear e fazer curvas sem qualquer intervenção humana.

Motivos do cancelamento do iCar

O Apple iCar não era consenso entre os maiores executivos da empresa. Além disso, o avanço da taxa de juros nos Estados Unidos e o número elevado de acidentes com carros elétricos autônomos foram decisivos. Após o anúncio, as ações da Apple subiram 0,5%.

Quer saber mais?