Modelos elétricos e híbridos seguem crescendo no mercado, e cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Sendo assim, alguns donos e futuros proprietários ficam preocupados se haverá algum tipo de incentivo fiscal para sua compra, como isenção de IPVA
A Câmara Municipal de São Paulo (SP) anunciou que estenderá a isenção de IPVA e rodízio de elétricos e híbridos até o ano de 2030
Apesar da aprovação unânime na primeira votação, o Projeto de Lei 414/2024 ainda precisa de uma segunda votação dos vereadores e da sanção do prefeito Ricardo Nunes para ser efetivado. O PL inclui carros movidos a hidrogênio e não diferencia modelos híbridos
Modelos híbridos leves como os recentes Fiat Pulse e Fastback Hybrid, com sistema de 12V, e Kia Stonic, com 48V, tem alcance pelo projeto de lei. Outros bons exemplos são os plenos Toyota Corolla/Corolla Cross Hybrid, GWM Haval H6 HEV e por aí vai
Com uma lista extensa, modelos 100% elétricos também entram no direito ao benefício, sem distinção
Modelos movidos a hidrogênio ainda não são uma realidade alcançável no Brasil, mas já contam com a chance de receber os incentivos fiscais. Um desses exemplos é o Toyota Mirai, já vendido em mercados como Japão e Inglaterra
Seja como for, a isenção para IPVA e rodízio em São Paulo estava prevista para acabar em 31 de dezembro de 2024. A cidade de São Paulo abre mão do IPVA cobrado de modelos elétricos e híbridos, algo que, por sua vez, não válido para todo o estado