Desde o dia 1° de janeiro de 2025, o Proconve L8 está em vigor no Brasil. A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores traz legislações mais rígidas sobre consumo e emissão de poluentes dos carros vendidos no País
Algumas optaram por tirar modelos mais antigos de linha. Outras estão em processo de adequações para que seus automóveis em questão continuem à venda. Neste segundo caso, as modificações são basicamente no motor
E o Jornal do Carro traz agora a lista de alguns carros que perderam força por causa do Proconve L8. Confira:
Os SUVs da Jeep equipados com o motor 1.3 turboflex (T270) tiveram sua potência reduzida para 176 cv, tanto com etanol quanto com gasolina no tanque. Antes, a unidade fornecia 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol)
SUV e hatch equipados com o 1.0 turbo agora desenvolvem 115 cv (gasolina) e 120 cv (etanol). Antes, a potência era de 120 cv para ambos os combustíveis. O torque permanece intacto: 17,5 mkgf
Assim como os carros de Jeep, a picape e o SUV cupê também trazem versões com o 1.3 turboflex. Com o PL8, a Fiat precisou reduzir 9 cv de potência. Então, os carros que tinham até 185 cv (etanol) agora trazem 176 cv independentemente do combustível que estiver abastecido