Adquirir uma Ferrari exige uma fortuna considerável. Normalmente, quem tem esse capital levou anos para acumulá-lo, ou recebeu como uma inescapável herança, o que geralmente significa que já tem uma idade mais avançada
No entanto, recentemente, a montadora italiana tem notado uma redução significativa na faixa etária de seus compradores, além de algumas oscilações em suas estatísticas de vendas
O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, declarou ao portal CNBC que “40% dos novos clientes têm menos de 40 anos”. Um aumento expressivo em relação aos 30% registrados no ano anterior
Apesar do crescimento do público jovem, o clube de proprietários da Ferrari continua altamente exclusivo. Segundo a Fortune, cerca de 81% dos modelos vendidos em 2024 foram para clientes já conhecidos da marca, e quase metade deles já possuía pelo menos outro modelo na garagem
No ano passado, a fabricante entregou 13.752 esportivos, com os Estados Unidos liderando o mercado ao absorver 3.527 dessas unidades. Alemanha e Japão ficaram bem atrás, ocupando a segunda e a terceira posição
Um dos destaques nas vendas foi o SUV Purosangue, um modelo que, até pouco tempo, poderia ser considerado uma afronta aos puristas, por exemplo. Entre janeiro e agosto de 2024, esse utilitário esportivo teve 1.489 exemplares comercializados, ficando pouco atrás do modelo Roma
Em 2025, a Ferrari mantém o ritmo com modelos como 12Cilindri e F80, com espera de até dois anos. Ter um Ferrari exige mais que dinheiro: exclusividade e paciência sempre fizeram parte do jogo