Citroën Basalt é SUV com preço de hatch para ‘incendiar’ mercado

Em 1978, nascia a série especial GS Basalte do Citroën CX. E foi daí que surgiu a inspiração para o novo Basalt, que acaba de estrear no País. O SUV que faz parte da família C-Cubed da marca francesa, vem das linhas de Porto Real (RJ), assim como os irmãos C3 e Aircross

Já nas lojas, o modelo custa a partir de R$ 89.990. Com isso, concretiza a ideia da Citroën de ter o SUV mais barato do Brasil

O Basalt vem concorrer, principalmente, com o atual Nissan Kicks, que tem preços a partir de R$ 114.190, e com o Renault Kardian, a partir de R$ 118.090. Para isso, o Basalt tem quatro opções de acabamento: Feel, Feel Turbo 200, Shine Turbo 200 e a série especial de lançamento First Edition

Projetado sobre a plataforma global CMP, o inédito SUV-cupê tem carroceria que combina aços de elevados graus de resistência. Porém, o foco do modelo é o estilo, muito marcado pelo caimento do teto em direção à traseira

Por fora, o SUV tem lanternas em formato “quadriculado”, molduras pretas contornando os arcos das caixas de rodas, estas de 16 polegadas com pneus 205/65. Já na frente, familiaridade quase total com o irmão C3 Aircross

Por dentro, o painel é praticamente igual ao do Aircross, mas adota uma faixa bicolor no tom Solar Bronze. Tem, em todas as versões, tela de 7″ no quadro de instrumentos e 10,25″ da central multimídia

Nesta última, funcionalidades como Android Auto e Apple Carplay sem o uso de fios e câmera de ré

O carro vem com seis alto-falantes, apoio de braço entre os bancos dianteiros, monitoramento inteligente da pressão dos pneus. Entradas USB voltadas aos ocupantes traseiros também estão na lista e muito mais

Nas opções mais caras, bancos com revestimento premium, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, limitador e controlador de velocidade e outros equipamentos estão na lista

Sob o capô, duas opções de propulsão no Basalt. A primeira delas trata-se do motor 1.0 Firefly com potência máxima de 75 cv e aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Já as opções de topo contam com o Turbo 200

LEIA MAIS EM JC