Detran-SP libera transferência de veículos automática por aplicativo

Condutores do Estado de São Paulo já podem aderir ao processo simplificado a partir desta terça-feira (12); é necessário ter o CRLV-e, placa padrão Mercosul e automóveis feitos após 2021.

Transferência pelo aplicativo do Poupatempo

Condutores do Estado de São Paulo já estão aptos a realizar a transferência de documentação de veículos por meio do aplicativo Poupatempo de forma automática. É necessário ter uma conta Gov.Br nos níveis prata e ouro para realizar a nova transação.

Modelo de transferência de veículos é inédito

A transferência leva apenas cinco minutos. Antes o processo poderia demorar até 14 dias, dispensando a burocracia em cartório. É importante também garantir a inspeção do automóvel e pagar a taxa de transferência que pode ser feita via PIX no aplicativo.

Quais as fases do procedimento?

Pessoas físicas estão aptas, veículos devem ter placa Mercosul, CRLV-e do Estado de São Paulo e fabricação após 2021. Uma segunda leva de condutores contemplados são aqueles que têm automóvel com fabricação antes de janeiro de 2021.

Passo a passo para a transferência

Conta nos níveis Prata ou Ouro no aplicativo Gov.Br; O app do Poupatempo nos celulares do vendedor e do comprador; CRLV digital; Vistoria do veículo feita; "Transferir Propriedade de Veículo" no app Poupatempo para enviar os documentos CRLV-e e inspeção veicular.

Quer saber mais?