Ferrari 12Cilindri: novo supercarro tem motor V12
Superesportivo pode ser último Ferrari 100% a combustão; 12Cilindri traz um motor V12 aspirado com 820 cv
Superesportivo pode ser último Ferrari 100% a combustão; 12Cilindri traz um motor V12 aspirado com 820 cv
A Ferrari revelou em Miami, na Flórida (EUA), seu mais novo supercarro: o 12Cilindri, nas carrocerias cupê e conversível (Spider). Assim como o nome entrega, trata-se de um esportivo com motor de 12 cilindros, o famoso V12.
O 12Cilindri, portanto, não conta com auxílio de turbos ou assistência elétrica. É um V12 aspirado, tal como nos famosos esportivos da Ferrari do passado.
O novo modelo substituirá a atual 812 GTS e homenageia o 365 GTB/4 Daytona. Feito em Maranello, o 12Cilindri foi desenvolvido por Flavio Manzoni e equipe.
Visualmente, o longo capô e traseira curta deixam clara a inspiração na Daytona. Assim como no antigo cupê, o logotipo da Ferrari está no meio da peça.
Por dentro, assim como nos modelos Roma e Purossangue, o 12Cilindri tem um painel digital com o conta-giros no centro.
Além disso, tem um multimídia com tela de 10,3 polegadas, bem como um terceiro display exclusivo do passageiro.
Mas o grande trunfo está sob o enorme capô. O motor V12 chega em versão atualizada, para respeitar atuais limites de emissões. Aliás, o cupê deve ser o último Ferrari 100% a combustão.
Os 12 cilindros entregam 820 cv de potência a 9.250 rpm e 69 mkgf de torque. Completa o conjunto o câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas, com relações mais curtas.
Assim, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 2,9 segundos, com 0 a 200 km/h em 7,9 segundos. O 12Cilindri tem previsão de chegada ao mercado no fim deste ano e deverá custar próximo de 400 mil euros, o equivalente a R$ 2,1 milhões.