A Ferrari é uma das marcas mais desejadas do mundo, com carros que viraram objetos de desejo e se tornaram lendas no mundo todo
A última criação da Ferrari, por exemplo, a F80, tem tudo para se tornar um desses clássicos. Por esse motivo, reunimos cinco exemplares que fizeram tanto barulho quanto a novata ao estrearem, confira!
Um dos modelos mais lembrados quando se fala nas Ferrari mais antigas, a F40 foi lançada em 1987 para comemorar os 40 anos do lançamento do primeiro carro de rua da marca, o 125 S
Os engenheiros da fabricante focaram na construção de uma carroceria de baixo peso, então a F40 trazia 11 paineis feitos de materiais ultraleves. Além disso, o conjunto de suspensão também recebeu tratamento especial, com molas e amortecedores feitos sob medida
Em 1995 a Ferrari apresentou a F50. Mas apesar de seu visual exótico e de ser mais rápida que a antecessora, a F50 teve um caminho mais árduo a percorrer, já que sua estreia coincidiu com a chegada de outro superesportivo revolucionário no mercado, a McLaren F1
A Ferrari também vinha carregada de tecnologias da Fórmula 1 e representou muito bem a marca do Cavallino Rampante. Foram apenas dois anos de fabricação, ou seja, até 1997, e somente 349 unidades produzidas
Lançada em 2002, auge do domínio de Michael Schumacher na F1, é claro que a Enzo teria pitacos do heptacampeão mundial em sua concepção
Assim, o superesportivo marcou a história por completar a famosa volta no autódromo de Nürburgring (Alemanha) quase três segundos abaixo de seu rival na época, o Porsche Carrera GT
Ao combinar seu motor V12 aspirado mais potente já produzido na época (800 cv) a um motor elétrico de 163 cv, a Ferrari criou seu primeiro superesportivo híbrido na história, a LaFerrari
Não era apenas a cavalaria extrema que impressionava. A LaFerrari tinha peças aerodinâmicas ativas, além de uma caixa de câmbio de dupla embreagem e sistema de regeneração de energia Kers emprestados diretamente da F1
A novata F80 tem tudo para mostrar esse potencial. Sob o capô, nada de V12, mas sim um V6 turbo de 900 cv combinado a um trio de motores elétricos que somam mais 300 cv à equação, totalizando assim 1.200 cv
Seu trem de força é parecido com a bicampeã das 24 Horas de Le Mans, a 499P (2023-2024). Desse modo, o resultado é a Ferrari para as ruas mais potente e veloz da história. E o preço acompanha essas credenciais: mais de R$ 22 milhões