Fiat Grande Panda: como é o SUV que parece o novo Uno

Novo modelo da Fiat substituirá Argo e Mobi em 2026, com linhas retrofuturistas e versão elétrica

A Fiat completou 125 anos e, para celebrar o passado e o futuro, revelou detalhes do seu novo carro popular, o Grande Panda.

Para quem não conhece a história da marca italiana, o Grande Panda é como o Uno no Brasil. Desde os anos 1980 é o carro mais popular.

Entretanto, os tempos mudaram, e este novo Grande Panda chega para conduzir a Fiat em um novo mercado de carros eletrificados e modernos.

Sendo assim, o Fiat Grande Panda apresenta uma nova plataforma global e um desenho que conversa com o primeiro Fiat Panda.

E que lembra muito o Fiat Uno brasileiro, que foi inspirado justamente no Panda italiano.

Na Europa, o Fiat Grande Panda será produzido na Sérvia já em 2025. No Brasil, o modelo terá produção em Betim (MG) a partir de 2026.

A novidade da marca será fabricada na Sérvia, aproveitando-se das muitas conexões do grupo Stellantis, e baixando seu custo de produção.

Com 3,99 metros de comprimento, 1,76m de largura e 1,57m de altura, o Grande Panda é maior que o atual Panda. Segundo a Fiat, o porta-malas tem 361 litros.

Por dentro, o Grande Panda tem detalhes simples e bem pensados. O quadro de instrumentos e o multimídia, por exemplo, ficam em uma moldura que reproduz a famosa pista de testes da Fiat em Lingotto.

Já os difusores de ar são retangulares, assim como no Fiat Panda dos anos 1980.

Há um painel digital de 10″, enquanto a multimídia tem tela de 10,25″.

O seletor de marchas fica no console e há carregador por indução para celulares.

O SUV terá versões a gasolina e elétrica, esta com bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh e motor de 83 kW de potência, o equivalente a 113 cv, com autonomia de 320 km.

A versão a gasolina ainda não apareceu. Mas o Grande Panda deve usar motor 1.2 a gasolina de 100 cv e sistema micro híbrido.

Já no Brasil, o novo SUV virá com motor 1.0 turboflex e conjunto micro híbrido de 12 volts que chega em breve no Pulse e no Fastback.

FIAT PREPARA HÍBRIDO

Por fim, estima-se que a versão híbrida custe cerca de 20.000 euros, algo como R$ 117,6 mil em conversão direta, enquanto o elétrico deverá ter preço de 25.000 euros, o equivalente a R$ 147 mil.

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