Fiat Toro: a troca para motor diesel da Rampage trouxe resultados?

A Fiat Toro continua líder e, para manter a posição, recebeu um novo motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage. A troca veio em meio às novas regras do Proconve L8, que exigem menor emissão de poluentes. Mas será que a mudança trouxe vantagens?

O motor 2.2 entrega 200 cv e 45,9 mkgf de torque, um ganho de 30 cv e 10,2 mkgf em relação ao antigo 2.0. Com isso, o desempenho melhorou: o 0 a 100 km/h caiu de 11,6 s para 9,6 s, e a velocidade máxima foi de 193 km/h para 201 km/h

A transmissão automática de 9 marchas foi mantida, mas recebeu um novo conversor de torque e calibração. Além disso, o diferencial está 14% mais longo, ajudando na entrega de força e tornando as retomadas de velocidade mais eficientes

O consumo urbano segue em 10,5 km/l, mas na estrada houve melhora, subindo de 13 km/l para 13,6 km/l. A Fiat também aprimorou o isolamento acústico e a suspensão, reduzindo vibrações e ruídos do motor a diesel na cabine

Com preços de R$ 206.990 (Volcano) e R$ 224.990 (Ranch), a Toro não tem rivais diretas à altura no segmento. Agora, ela briga até com modelos médios como a Ford Ranger Black, que parte de R$ 230 mil, mas oferece menor capacidade de carga

No teste em pista, a Toro mostrou mais força nas retomadas e estabilidade nas curvas. Com freios redimensionados, conforto aprimorado e desempenho superior, a picape segue dominando o segmento

MATÉRIA COMPLETA