Ford libera fábrica da Troller no Ceará e local já tem interessados

Na última segunda-feira (23), a Ford assinou um acordo para transferir a fábrica de Horizonte – onde eram produzidos os carros da Troller até 2021 – de volta para o governo do Ceará

Em meados de agosto, a Comexport – maior empresa de comércio exterior do Brasil – anunciou que vai investir R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller. Desse modo, a ideia é construir no local seis veículos eletrificados de três marcas diferentes

Como um polo multimarcas, a fábrica terá capacidade para produzir 40 mil veículos por ano, incluindo modelos elétricos e a etanol, por encomenda de terceiros. O objetivo é que as operações comecem já no primeiro trimestre de 2025

Apesar de as três marcas que devem produzir no Ceará nesta primeira fase ser segredo, podemos fazer algumas apostas. Um dos motivos é que novas marcas chinesas que estrearam ou estão prestes a iniciar suas operações no País já anunciaram a intenção de ter uma fábrica local

Assim, as montadoras que estão prestes a desembarcar no País não precisariam construir uma unidade do zero. Uma das ideias é, justamente, procurar locais desativados para iniciar suas atividades com mais rapidez. A recém-chegada Neta, por exemplo, já havia demonstrado interesse pela fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP)

É difícil cravar quais marcas realmente farão carros no Ceará, já que boa parte das montadoras utiliza os serviços da Comexport, como Mercedes-Benz, Honda, Volkswagen, Toyota, Porsche, entre outras

Com a eletrificação se solidificando no País, qualquer fabricante pode eventualmente terceirizar a produção de algum modelo elétrico para evitar fazer adaptações em suas próprias fábricas

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