Hyundai Ioniq 5 desafia Volvo e BYD, mas com preço elevado

A marca iniciou as pré-vendas do carro em território nacional. Entretanto, ao contrário das expectativas, o preço ficou acima dos R$ 300 mil previstos. Mais precisamente, chega por R$ 394.990 e mira, principalmente, Volvo XC40 (R$ 342.950 a R$ 405.950) e BYD Seal (R$ 299.800)

O Ioniq 5 (lê-se “aiônic”), que já ganhou diversos prêmios de design mundo a fora, tem no visual um de seus principais apelos. Inegavelmente bonito, o carro tem inspiração no Hyundai Pony, da década de 1970

O Ioniq 5 não abriu mão da modernidade. Faróis e lanternas (que atravessam a tampa do porta-malas e têm estilo “pixelado”) são quadradões, mas cheios de tecnologia. As peças têm iluminação full-LEDs

Com cara de hatch e tamanho de SUV, o Ioniq 5 é bem versátil e, por isso, a Hyundai o considera um crossover. De acordo com a marca, o novato inaugura a categoria de CUVs, sigla que vem de Crossovers Utility Vehicle

O modelo chega ao País na versão mais completa da gama, a Signature. Nela, tem equipamentos e soluções para todos os gostos. Mas, antes de falar de itens, vale ressaltar que o modelo – como no Volvo EX30, por exemplo, usa tanto materiais recicláveis quanto reciclados

Tem teto panorâmico com proteção UV, bancos revestido, com couro, luz ambiente configurável, sistema de som premium assinado pela BOSE com 6 alto-falantes, solução relaxation seats, onde os assentos dianteiros reclinam e muito mais

O grande destaque quando se fala do Ioniq 5 das quatro portas para dentro (aliás, as maçanetas são embutidas na carroceria), fica no topo do painel. Ali, uma tela dupla configurável faz as vezes de quadro de instrumentos e central multimídia, ambas, com 12,3

Tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de fios. Na lista, figura ainda o head-up display, que projeta as principais informações do cluster no para-brisas, para que o motorista não desvie a atenção da pista

O Ioniq 5 se comporta muito bem na hora da direção. Só o torque, é de 61,6 mkgf, no total. Disponíveis imediatamente, basta pisar no pedal da direita para colar no banco. Um solavanco só

A marca afirma que o procedimento pode ser feito em 18 minutos (10% a 80% da bateria). Para isso, contudo, são necessários carregadores ultrarrápidos de até 800V ou 350 kW (DC). Aliás, a marca dá wallbox de 7kW grátis para quem comprar o Ioniq 5

LEIA MAIS EM JC