Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas como Bao, YangWang e Denza. Por ora, nenhuma delas chegou ao Brasil, mas isso vai mudar
Em Shenzhen (China), durante visita da imprensa às instalações na sede da marca, Stella Li, vice-presidente global da fabricante, afirmou que há planos concretos de trazer outras marcas da companhia ao País
Em paralelo, Stella também confirmou que a Denza já está de malas prontas e vai desembarcar no Brasil em breve. A marca de luxo já havia sido sondada e confirmada, mas, agora, o martelo foi batido e, de fato, a estreia é certa
A marca premium passará a importar seus modelos ao País a partir de 2025. Com isso, levará os modelos Bao e YangWang (em 2026, com o SUV U8 e o esportivo U9, ainda não confirmados)
O primeiro deles é o sedã Z9. O modelo pertencente à marca de luxo já tem comercialização na China e, como todos os modelos da BYD desde 2022, tem motorização eletrificada
As baterias do modelo, bem como nos BYD, são Blade. Assim, quando 100% carregadas e com tanque completamente cheio, o Denza Z9 híbrido registra mais de 1.100 km de autonomia. No elétrico, são mais de 200 km, conforme o padrão chinês de medições
O modelo de visual imponente e lanternas exageradamente grandes conta com quadro de instrumentos de 13,2″, tela central de 17,3″. E tem ainda o irmão Z9 GT, que tem formato de station wagon e pretensão de rivalizar com o Porsche Panamera
Cabe recordar que a Denza foi criada em 2010 por meio de uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. No entanto, com o passar do tempo, a chinesa comprou a parte da fabricante alemã e adquiriu a totalidade das ações a partir de 2021. Crédito: Vagner Aquino