MHEV: como funciona o híbrido leve flex que vai se popularizar no Brasil

É difícil encontrar quem não saiba o que é um carro híbrido. Mas, de uns tempos para cá, o tema ganhou mais ramificações e, por isso, tem gente que se confunde

Daqui para frente, a que mais vai dar o que falar, pelo menos no Brasil, é a MHEV, que significa Mild-Hybrid Electric Vehicle ou veículo elétrico micro-híbrido, em português. Popularmente, o sistema é chamado de híbrido leve

Ao contrário do híbrido convencional, que une motor elétrico com zero emissão de poluentes e um motor de combustão, o MHEV é uma solução menos complexa e, por outro lado, não gera tanta economia de combustível

Vista como uma solução ecológica e eficiente, afinal, ajuda na redução do consumo de combustível (em torno de 10%) e diminui as emissões de CO₂, o híbrido leve tem apenas um gerador elétrico que também serve como alternador

Nele, portanto, quem traciona as rodas é apenas o motor a combustão. A unidade elétrica – que pode recarregar uma bateria auxiliar de 12 volts ou 48 volts, dependendo do modelo – apenas auxilia no aumento de potência e torque

Nesse sistema, por fim, impossível andar em modo totalmente elétrico, tampouco recarregá-lo em tomadas. Este último procedimento fica disponível apenas no híbrido plug-in (PHEV)

A tecnologia, cabe salientar, é voltada a todos os tipos de carros, desde os mais baratos, como o Caoa Chery Tiggo 5X, até os mais caros, de marcas premium como Mercedes-Benz, Audi e JLR. Tem, ainda, diversas fabricantes apostando nesse tipo de sistema e a promessa é despejar novos modelos no Brasil

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