Em pré-venda no Brasil desde março, o Porsche Macan elétrico finalmente desembarca em solo nacional disponíveis em quatro versões. Todas têm capacidade de recarga rápida e mais de 400 km de autonomia, de acordo com o Inmetro
Os mais básicos – se é que podemos chamar um Porsche de “básico” – são o Macan (sem sobrenome) e o Macan 4. O primeiro tem 340 cv de potência (360 cv com overboost) e 57,4 mkgf, enquanto o segundo entrega 387 cv (que pode chegar a 408 cv) e 66,3 mkgf
A nova geração do SUV mantém suas características como silhueta com caimento do teto estilo cupê. Mas a dianteira é totalmente nova, com destaque para o para-choque com a frente mais fechada, algo comum em carros elétricos
Já os novos faróis têm formato mais retangular e são divididos em duas partes, com luzes diurnas (DRL) na parte de cima e os fachos principais embaixo. Atrás, as lanternas são interligadas e atravessam toda a tampa traseira
O porta-malas, por sua vez, leva 540 litros – medida que pode chegar a 1.348 l com os bancos traseiros rebatidos. Há ainda o compartimento dianteiro conhecido como “frunk” (onde ficaria o motor a combustão) com 84 l extras
A bateria tem capacidade de 100 kWh em toda a gama. Conforme informações da marca, é possível carregá-la de 10% a 80% em apenas 21 minutos nos aparelhos de alta potência com até 270 kW. Já em wallbox domésticos de 11 kW, são necessárias 10 horas para a recarga completa
O Macan elétrico é cheio de tecnologias. No interior, destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de 12,6 polegadas, central multimídia com 10,9″ e carregador de celular por indução com resfriamento
Na lista de opcionais estão equipamentos inéditos para o modelo, como o head-up display com realidade aumentada e uma terceira tela multifuncional de 10,9” para o passageiro dianteiro, onde é possível controlar algumas funções do carro
Mesmo elétrico, o Macan mantém a tradição Porsche, com ignição no lado esquerdo do volante e posição de dirigir esportiva, mais baixa que a de SUVs convencionais. Crédito: Porsche/Divulgação