Depois de tornar o Macan um modelo exclusivamente movido a baterias, a fabricante alemã deve relançar o SUV, agora, com motor a combustão. Ao menos, é o que afirma o site Autocar
A publicação aponta que a culpa é da queda nas vendas da marca mundo afora. O Macan elétrico foi lançado em 2024 para ocupar o posto de segundo modelo movido a baterias da Porsche – antes, veio o Taycan
O resultado disso foi a queda de 7% nas vendas globais da marca. E o caminho foi contrário ao do Cayenne, que, mesmo com versão elétrica, manteve configuração a combustão no portfólio e, assim, cresceu no interesse do público consumidor
De olho nessas evidências, fontes da Porsche disseram à Autocar que os chefões da marca alemã estão revendo a decisão de tirar o motor a combustão de circulação. Em síntese, publicação diz que “fontes dentro da Porsche sugerem que um novo Macan a combustão está sendo reconsiderado como parte de uma gama de cenários de produtos”
A princípio, a pretensão era que os veículos elétricos representassem 80% das vendas globais até 2030. Todavia, a meta foi revista e, agora, “Estamos explorando a possibilidade de equipar alguns dos modelos elétricos originalmente planejados com propulsores híbridos ou motores de combustão interna no futuro”
Mesmo com incertezas, a Porsche deve seguir às tendências da China, o maior mercado de automóveis e veículos elétricos do mundo. Por lá, muitas montadoras introduzem alternativas híbridas plug-in ou extensoras de autonomia junto com os veículos elétricos e, assim, buscam atender uma base de clientes mais ampla