Salão de Paris aposta em elétricos e híbridos e recuo chinês

O feira de Paris (Mondial De L’Auto 2024) mostra sua força neste ano, com o retorno de grandes marcas alemãs, como BWM, Audi e Volkswagen. Com grandes lançamentos entre as francesas, especialmente a Renault, com o maior estande do evento e de novidades reveladas ao público

Nesta edição, com a volta de marcas europeias, ficou evidente o recuo dos chineses na feira. A maioria das marcas do país oriental está em um pavilhão “separado”. A exceção é a Xpeng, que tem participação do Grupo VW, e a Leapmotor, parceira da Stellantis

Com o foco no mercado europeu, onde as leis de emissões estão “minando” os carros a combustão, elétricos e híbridos são presença obrigatória. Aliás, dá para dizer que não há veículos na feira movidos exclusivamente a gasolina

Outra mudança notória: há um claro distanciamento entre os produtos europeus e do resto do mundo, principalmente em relação aos países “emergentes”, como o Brasil

Na Renault, o hatch 5 e o SUV compacto 4 são os ícones do passado que ressurgem 100% elétricos e com preço acessível para disputar mercado sobretudo com modelos chineses

O Renault 5, por exemplo, já está em produção e inicia as vendas na França agora no Salão de Paris, com arquitetura elétrica das mais modernas na categoria e preço inicial de € 23.990, valor equivalente a R$ 146 mil

Para o mercado brasileiro, a novidade da Renault do Salão de Paris que mais promete é o SUV 4. O modelo entra em produção no início de 2025 e terá vendas na França a partir do segundo trimestre do próximo ano com preço partindo abaixo de € 20 mil, algo como R$ 122 mil

Tal como o Jornal do Carro apurou com executivos na feira, a marca francesa não confirmou nenhum dos dois elétricos, mas confirmou que vai lançar 8 novos produtos no Brasil até 2027

LEIA COMPLETO EM JC