Blog do Boris Boris Feldman

Inmetro derrapa feio na etiquetagem de pneus

O órgão não exigiu exatamente o que mais interessa ao motorista: a durabilidade do pneu

Inmetro derrapa na classificação dos pneus
ilustra-pneu-dura-mais-1345x827 Ilustração: Fabiano Azevedo/AutoPapo

Depois das geladeiras, o Inmetro criou o Programa de Etiquetagem Veicular de Consumo. Todas as marcas presentes no mercado brasileiro foram obrigadas a aderir ao programa para fazer jus aos benefícios do Inovar Auto, plano que vigorou até o final de dezembro de 2017 e que contemplou – com redução de impostos federais – o aumento da eficiência energética de seus modelos.

Todos os carros comercializados no país passaram obrigatoriamente a exibir no showroom a etiqueta de consumo, registrando quanto bebe aquele modelo e o classificando em relação aos concorrentes do mesmo segmento.

Agora é a vez dos pneus: a partir de abril, todos os comercializados no Brasil deverão ostentar uma etiqueta que os classificam de acordo com três características.

A primeira é o atrito com o piso, que resulta num maior ou menor consumo de combustível. A segunda indica seu comportamento no asfalto molhado: confere maior ou menor aderência que os concorrentes? A terceira característica é o ruído que emite, medido em decibéis.

Entretanto, o Inmetro não exigiu exatamente o que mais interessa ao motorista: qual pneu tem maior durabilidade? Qual marca roda mais antes de exigir substituição?

Em outros países, este índice é obrigatório e chamado em inglês de Treadwear. Talvez você já o tenha visto na banda lateral de um pneu fabricado no Brasil para exportação, ou num carro importado. Ele varia de 60 a 700 e não reflete objetivamente a durabilidade, pois se trata apenas de um referencial.

A duração de um pneu varia em função do piso, calibragem, cuidados do motorista, peso do carro, qualidade do asfalto, alinhamento da direção e outros fatores. O índice Treadwear é determinado (nos EUA) numa prova a que são submetidos os pneus instalados em carros semelhantes que rodam a mesma distância (9.600 milhas ou 15.500 km) à mesma velocidade, no mesmo tipo de asfalto e se avalia então seu desgaste.

O pneu que se desgasta de acordo com um padrão estabelecido pelo governo tem índice 100. Mas se ele atinge apenas 60% da quilometragem padrão, seu Treadwear é 60. O pneu capaz de rodar o dobro do padrão faz jus ao índice 200, e assim por diante.

Quando o Inmetro divulgou a etiqueta pneumática, eu imediatamente o questionei a respeito do Treadwear e obtive a mais tosca das respostas: que a durabilidade depende das condições de utilização e não dá para determinar a quilometragem que ele vai atingir. O órgão imagina estar lidando com ignorantes que desconhecem como se determina o índice em outros países. E a obviedade de ser impossível estabelecer objetivamente, mas apenas referencialmente a durabilidade.

Aliás, o Inmetro já deu inúmeras demonstrações de incompetência ao estabelecer padrões de certificação do setor. Derrapou feio ao cuidar de pneus: pressionado por empresas do setor, chegou a emitir documento afirmando que pneu remoldado se enquadrava como novo (e não como remanufaturado). Percebeu o tamanho da encrenca e voltou atrás. A própria certificação de pneus remoldados “esqueceu” de exigir o registro das características originais da carcaça.

Decidiu recentemente estabelecer a certificação de peças de reposição mas se restringiu a vinte delas entre as milhares utilizadas num veículo. Algumas do motor, que não interferem com a segurança veicular – como pistões, anéis, bielas e bronzinas – foram agraciadas. Mas válvulas ou eixo de comando não foram contempladas. Apenas algumas ligadas à segurança foram incluídas, como rodas e fluido de freio. Mas, limpador de pararisa ficou de fora.

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