Blog do Boris Boris Feldman

Não confunda capitão de fragata com cafetão de gravata

Muitas expressões no mundo do automóvel confundem os motoristas, principalmente com a chegada da eletrônica e suas centenas de letrinhas

ABS é sistema eletrônico que impede bloqueio das rodas em frenagem
abs-1

ABS ou BAS?

Dois sistemas diferentes que trabalham simultaneamente no sistema de freios. A primeira sigla (iniciais em inglês para sistema antibloqueio do freio) representa o sistema eletrônico que evita o deslisamento das rodas numa freiada de emergência. A segunda (Sistema de Assistência aos Freios, em inglês) detecta que o motorista não está exercendo esforço máximo sobre o pedal do freio e automaticamente aumenta a pressão do circuito hidraúlico para obter máxima eficiência do sistema de freios.

Banguela

Nenhuma falha no aparelho dentário. No setor automobilístico, o termo é usado quando o motorista coloca o câmbio em ponto-morto, principalmente nas descidas, na ilusão de estar economizando combustível. A explicação: quando a caixa está engatada em qualquer marcha, duas engrenagens se encaixam por seus dentes. Como no ponto-morto não há engrenagens engatadas, significa também a ausência de dentes…

Carlota

Não se trata da espanhola Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Bourbon, Imperatriz Consorte do Brasil, esposa de D. João VI e conhecida em Portugal como a “Megera de Queluz”. Mas de uma distorção da denominação da peça redonda de chapa que se usou num passado não muito distante para cobrir a parte central das rodas (“calota”…)

Correia

A dentada de borracha substitui a corrente metálica que aciona o eixo de comando de válvulas. Ela deve ser substituída regularmente pois tem vida limitada e aí vem a “dentada” (ou mordida) da oficina no dono do automóvel para substituir também o rolamento de seu tensor. Quase sempre desnecessariamente pois o rolamento (de aço) tem vida muitas vezes superior à da correia, de borracha.

Ditadura do PP

Nada a ver com o partido político: Preto e Prata foram, durante muitos anos, as únicas cores dos modelos nacionais. Aos poucos, o brasileiro se lembrou também do branco, vermelho e outras colorações mais vibrantes.

Jante

Nada a ver com jantar: “Jante” é roda em francês. Mas usado também com o mesmo significado em Portugal e Nordeste do Brasil, onde outras palavras francesas foram incorporadas ao setor: painel é “tablier”, por exemplo.

PT

Pode ser o famoso partido, mas no linguajar do setor, trata-se de Perda Total. É como a seguradora define um automóvel que se envolve num acidente tão violento que não tem condições de ser recuperado e o dono é indenizado em seu valor total. (Mas não é o que pensam certas oficinas que os arrematam em leilão, restauram mal e porcamente e voltam com eles para o mercado).

Start/Stop ou Start&Stop?

A primeira se refere ao botão no painel que liga e desliga o carro desde que a chave presencial esteja nas proximidades. Start&Stop é o sistema eletrônico que liga e desliga o motor automaticamente quando o carro para, reduzindo consumo e emissões no trânsito urbano.

Surdina

Não é aparelho de audição nem utilizado para abafar o som de determinados instrumentos musicais de sopro, mas a denominação de silencioso (para atenuar o ruído do escapamento) no Sul do país. Na região, outros termos diferem dos utilizados habitualmente no Brasil: funileiro (ou lanterneiro) é “chapista” em Porto Alegre..

TPM

Não se trata da tensão pré-menstrual mas do sistema que afere a pressão dos pneus e que são as iniciais em inglês de Monitoramento da Pressão dos Pneus. Obrigatório em alguns países, como nos EUA, por sua importância para a segurança veicular.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Mais artigos