
A Inglaterra voltou a ser destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira, por causa da decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia. Bolsas de valores caíram, e a libra despencou. Mas não é disso que vamos tratar. O que nos interessa são as boas notícias que vêm (ou vinham) da ilha.
A Inglaterra tem importante lugar na história do automóvel. Dali saíram clássicos da Jaguar (como o XK), da Caterham (Seven) e da Rolls-Royce (Phantom). Muitas marcas desapareceram, enquanto outras sobreviveram.
As remanescentes ganharam vida nova após a aquisição por grupos estrangeiros. Foi o caso da Jaguar e da Land Rover, adquiridas pela indiana Tata, e da Mini e da Rolls-Royce, que pertencem à alemã BMW.
Isso pode ter ferido um pouco o orgulho dos britânicos, mas pelo menos salvou milhares de empregos, e manteve as marcas vivas.
Veja na galeria abaixo alguns modelos clássicos que saíram de linha para entrar para a história, e também alguns automóveis que continuam a brilhar.
Carros icônicos ingleses
McLaren P1
Carros icônicos ingleses
Não dá para falar de carro inglês sem citar os tradicionais táxis de Londres
Carros icônicos ingleses
A rainha Elizabeth normalmente é flagrada em carros ingleses mais suntuosos, mas nesta foto a imagem dela aparece decorando o Mini, outro símbolo inglês
Carros icônicos ingleses
Bentley Continental GT
Carros icônicos ingleses
Aston Martin Vanquish
Carros icônicos ingleses
Caterham Seven
Carros icônicos ingleses
Rolls-Royce Phantom
Carros icônicos ingleses
Land Rover Defender
Carros icônicos ingleses
Triumph TR 4, seguido de um TR 5, durante encontro de carros britânicos 2012, na Suíça
Carros icônicos ingleses
Jaguar XK 120
Carros icônicos ingleses
TVR
Carros icônicos ingleses
Aston Martin V8 Vantage