Geek My Ride

Audi cria diesel sintético usando CO2 da poluição e água

Os vampiros começaram a brilhar na luz. Frankenstein agora é um herói e até o Dr. Hannibal Lecter se humanizou em... leia mais

Diego Ortiz

21 de jul, 2015 · 3 minutos de leitura.

Audi cria diesel sintético usando CO2 da poluição e água

Os vampiros começaram a brilhar na luz. Frankenstein agora é um herói e até o Dr. Hannibal Lecter se humanizou em uma nova série de TV. Resultado: sobrou para o automóvel o papel de vilão único da sociedade, com seus escapamentos e gases mais sufocantes que um estragulamento de Jason Voorhees.

Mas como é de onde menos se espera que surge a salvação, a Audi, uma das maiores fabricantes de carros do mundo, promete dar fim a esse calvário sobre rodas e ainda ajudar outros agentes poluentes a limpar sua barra. A empresa alemã criou em seus laboratórios o e-diesel, um combustível totalmente sintético obtido com água, eletricidade e CO2.

Publicidade


Isso mesmo, o processo tira o dióxido de carbono do ar utilizando um método direto de captura criado pela empresa Climeworks. Após isso, uma unidade de eletrólise pega a água e a divide em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é então forçado a reagir com o CO2 em dois processos químicos realizados a 220 graus Celsius e a uma pressão de 25 bar para produzir um líquido energético, chamado de azul bruto. Que nada mais é´que o diesel sintético.

No evento de apresentação do combustível, o Ministro de Educação e Pesquisa da Alemanha, Prof. Dr. Johanna Wanka, disse que que o A8 3.0 TDI de uso do governo já vai andar somente com esse combustível a partir de agora e que “se pudermos fazer uso generalizado de CO2 como matéria-prima, vamos desempenhar um papel crucial na proteção do clima e colocar os fundamentos da ‘economia verde’ no lugar devido”.


Enquanto isso, no Brasil, os preços dos combustíveis só aumentam e na maioria dos estados não é vantajoso abastecer o carro com etanol porque “Gol da Alemanha…”

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.