Geek My Ride Diego Ortiz

Japão transforma esgoto em combustível

Os japoneses são capazes de muitas coisas espetaculares, inclusive reverter a ordem natural de um processo milenar. A água vem se tornando esgoto durante muito tempo, se transformando em um agente poluente difícil e caro de processar. Mas cientistas de Fukuoka se tronaram os primeiros a converter esgoto em hidrogênio combustível em larga escala do mundo.

A cidade investiu US$ 12 milhões na atualização do sistema da usina de tratamento de águas residuais – com apoio da Mitsubishi e da Toyota. O tratamento pega o metano e o dióxido de carbono gerados pelo esgoto e os combinam com um biogás, que recebe um estímulo eletroquímico para virar hidrogênio.

O sistema de Fukuoka é capaz de gerar combustível para abastecer até 600 carros movidos por hidrogênio por dia. No entanto, para apurar a engenhoca, serão usados apenas 65 veículos que rodarão por 12 horas seguidas.

Como as formas mais comuns de produzir hidrogênio são ainda por meio de combustíveis fósseis, como craqueamento térmico de gás natural, gaseificação do carvão e oxidação de hidrocarbonetos pesados, o uso da célula de combustível nos carros não chegava a ser uma baita solução limpa. Agora sim, parece existir uma luz verde no fim do túnel. Esses japoneses sabem das coisas!


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Mais artigos
 Uber ganha rivais que beneficiam motoristas e não os usuários
 O fim dos motores a gasolina ou a diesel está perto?
 Bombardier cria carro fúnebre elétrico futurista
 Uber decreta o fim dos motoristas
 Audi cria diesel sintético usando CO2 da poluição e água
 Ciclovia coreana usa painéis solares para carregar as bikes