A entidade que vai defender o uso de motores Diesel no Brasil, mesmo que com etanol, se chamará APROVE Diesel. O site da entidade, em testes, já está disponível na internet. Acesse aprovediesel.com.br e veja. Se o site sair do ar, até que a entidade seja anunciada, amanhã, veja como o site será nas imagens abaixo.
Conforme já havíamos noticiado, a entidade não fará uma defesa do combustível em si, mas sim da tecnologia que o motor Diesel oferece. Ele pode consumir gás natural (GNV), GLP, biodiesel e até etanol. Os engenheiros e empresas envolvidos com a entidade defendem essa opção não só como uma fonte de divisas, para permitir mais exportações, mas também como modo de aperfeiçoar a engenharia brasileira, que teria o direito de desenvolver novas soluções para esse ciclo em veículos de passeio. Atualmente, ela só trabalha com motores de ciclo Otto.
Já havíamos mencionado que Bosch e Delphi estavam envolvidos com a criação da entidade, mas o site mostra outras empresas que também participam da entidade de defesa: Honeywell e BorgWarner, ambas fabricante de turbos.
Veja que as páginas ainda não estão completas, algo que só deve acontecer depois das 16h, momento em que começará o painel “Carro Diesel – Venda esta Solução”, durante o 10º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel, que começa amanhã em Curitiba.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)