O teto solar de veículos blindados agora deverá ser composto por uma peça única e fixa. A nova regra foi oficializada pelo Exército brasileiro em portaria publicada em junho do ano passado. Com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros desses carros, o texto também determina que o dispositivo tenha o mesmo nível de blindagem das demais partes do veículo.
“Muita gente ignorava a importância do travamento do teto solar por questões estéticas ou de gosto pessoal, ignorando que a movimentação desse vidro poderia causar riscos à sua segurança”, afirma o consultor Floriano Guimarães, da empresa GR Blindados.
O vidro original do teto solar pesa, aproximadamente, 6,5kg. Na versão blindada, esse valor pode chegar a até 40 kg. Para o consultor, a medida foi essencial para evitar acidentes provocados pelo desprendimento do material blindado.
A portaria nº 55 do Exército, que criou a nova regra, trata de procedimentos administrativos para fabricação de blindagens balísticas e da prestação deste serviço em veículos automotores.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM 2017
Vendas de carros de luxo
Com a ausência de hatches compactos nas gamas da maioria das marcas de luxo (há somente o Audi A1), o mercado de veículos premium teve um panorama semelhante ao do geral: foi dominado por SUVs e sedãs. Hatches médios, peruas e monovolumes não tiveram vez na lista dos dez mais vendidos em 2017. Esse ranking tem três modelos da Audi e um da Volvo. BMW, Land Rover e Mercedes-Benz comparecem com dois carros cada uma. Confira o ranking nas próximas fotos.
10º Audi A4
1.070 unidades vendidas
9º Land Rover Range Rover Evoque
1.995 unidades vendidas
8º Volvo XC60
2.268 unidades vendidas
7º Audi A3 Sedan
2.819 unidades vendidas
6º BMW Série 3
3.503 unidades vendidas
5º Land Rover Discovery/Discovery Sport
3.566 unidades vendidas
4º Mercedes-Benz GLA
3.749 unidades vendidas
3º Audi Q3
4.046 unidades vendidas
2º BMW X1
4.137 unidades vendidas
1º Mercedes-Benz Classe C
4.883 unidades vendidas