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Kia vai lançar carro 100% elétrico em Genebra
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Kia vai lançar carro 100% elétrico em Genebra

Kia divulgou um teaser do modelo elétrico que será apresentado no mês que vem, no Salão de Genebra

Redação

21 de fev, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Kia elétrico
Crédito:A Kia divulgou somente um teaser do modelo, que será lançado no dia 5 de março, na Suíça. Foto: Kia/Divulgação

A Kia divulgou um teaser de um novo carro totalmente elétrico, a ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

O modelo foi projetado pelo centro de design europeu da marca sul-coreana, localizado em Frankfurt, na Alemanha. Segundo informações da empresa, além de atender às expectativas do público com relação a autonomia, desempenho e prazer ao volante, o veículo deverá também encantar por causa do estilo.

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A marca não divulgou o nome do carro. A apresentação está marcada para 5 de março, no dia reservado à cobertura da imprensa. Para o público, a 89ª edição do Salão vai do dia 7 ao 17 de março.


Carga por indução e estacionamento autônomo

Afora o modelo a ser apresentado na mostra suíça, a Hyundai Motor Company e a Kia Motors Corporation (que pertencem ao mesmo grupo) divulgaram no mês passado um conceito de carregamento de veículos sem fio, além de um sistema de estacionamento autônomo.

Basicamente, o conceito, ainda na fase de estudo, consiste em retirar automaticamente da vaga de carregamento automóveis que já tenham sido carregados, permitindo que o próximo da fila seja movido para o ponto de energia.


Pelo sistema concebido pelo grupo da Coreia do Sul, a movimentação do automóvel até uma vaga disponível de carregamento seria feita por meio de um smartphone. Depois de recarregado, o veículo seria movido para uma vaga comum, utilizando-se de um dispositivo autônomo de condução. Com isso, ele liberaria a vaga de carregamento sem fio para outro veículo.

O processo envolve uma comunicação contínua entre o motorista, o carro elétrico, o estacionamento e o sistema de carga. O estacionamento envia a localização das vagas disponíveis e das estações de carga.

O grupo sul-coreano entende que isso é especialmente útil por causa do crescimento da venda de carros elétricos, o que vai demandar cada vez mais locais para carregamento.


Hyundai e Kia estimam que a tecnologia deverá estar operando por volta de 2025. As duas marcas planejam oferecer veículos autônomos em algumas “cidades inteligentes” a partir de 2021. A meta é lançar carros totalmente autônomos em 2030.

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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”