Stinger, que em português significa ferrão, é um nome que faz jus ao sedã com estilo de cupê e proposta esportiva da Kia. Importado da Coreia do Sul e com preço de R$ 349.990, o modelo tem como missão disputar espaço com alguns alemães, a exemplo do BMW 540i (340 cv e R$ 411.950) e o Mercedes-Benz E250 (240 cv e R$ 358.990), entre outros.
Por ora, o Kia Stinger é oferecido apenas na edição Fittipaldi Edition, que traz plaqueta com número de série no painel e é limitada a 20 unidades. O carro traz motor V6 3.3 biturbo, que rende 370 cv e 52 mkgf, câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda.
O motor “enche” rápido e trabalha com uma faixa de torque progressivo e constante, que permite aproveitar bem a força, especialmente no modo de condução Sport. Nessa configuração, o motorista é empurrado com força contra o banco ao pisar forte no pedal do acelerador.
Além desse, há os modos Auto, Eco e Conforto. Eles mudam respostas de direção, motor, câmbio e suspensão. O câmbio tem trocas rápidas e imperceptíveis. É possível fazer as mudanças na alavanca ou por aletas no volante.
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A tração integral, com entrega maior no eixo traseiro, deixa o carro bem ágil nas curvas, apesar dos 4,83 metros de comprimento. Os eixos posicionados bem nas extremidades, reduzindo os balanços do Stinger, também ajudam.
A suspensão eletrônica trabalha bem, mas não sabe lidar com buracos e ressaltos no asfalto. A posição de guiar é esportiva e baixa, bem próxima ao assoalho do carro. Os bancos semiesportivos ‘abraçam’ os ocupantes na frente e o do motorista tem extensor nas pernas.
Os controles ficam à mão e o painel é completo, mas com mostradores analógicos. Por dentro, o acabamento é de qualidade, com detalhes de couro e cromados. Já o miolo do volante é o mesmo do utilitário-esportivo Sportage.
EQUIPAMENTOS DO STINGER
Além de bom de guiar, o Stinger é bem equipado. De série, traz controles de tração e estabilidade, freios Brembo, head-up display, câmeras 360°, sete air bags, carregador de celular por indução, sistema de som Harman-Kardon, faróis de LEDs e alerta de tráfego cruzado.
Há ainda controle de velocidade de cruzeiro, mas sem a função adaptativa (o que é uma pena em um carro de R$ 350 mil) e bancos com resfriamento e aquecimento.
PRÓS E CONTRAS
- PRÓS – TREM DE FORÇA
Estilo conta, mas o V6 rende bem quando exigido e dá boa dose de esportividade ao sedã com estilo de cupê.
- CONTRAS – PREÇO
Apesar dos bons atributos, a tabela do carro sul-coreano é similar à de modelos alemães consagrados e assusta.
FICHA TÉCNICA
Motor
3.3, V6, 24V, gasolina
Potência (cv)
370 a 6.000
Torque (mkgf)
52 a 1.300 rpm
Câmbio
Automático, oito marchas
Comprimento
4,83 metros