Você está lendo...
Chevrolet Camaro tem recall para reparo da direção elétrica
Recall

Chevrolet Camaro tem recall para reparo da direção elétrica

Em unidades com defeito, direção do Camaro pode perder a assistência elétrica e funcionar em modo manual

Redação

16 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

camaro
Chevrolet Camaro
Crédito:Crédito: Chevrolet

Proprietários de Chevrolet Camaro devem ficar ligados. Exemplares do modelo 2017 do esportivo podem ter problemas na direção elétrica. A General Motors anunciou um recall para substituição do sistema em unidades fabricadas entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2016.

Os exemplares envolvidos têm números de chassi compreendidos entre H0131621 e H0138874. Os proprietários poderão agendar o reparo a partir do dia 29 de abril.

Publicidade


+ Mustang e Camaro fazem duelo de músculos

+ Chevrolet Camaro 2019 fica mais caro que o Mustang

De acordo com informações da própria GM, alguns exemplares podem apresentar defeito no circuito elétrico da caixa de direção. A falha pode ocasionar perda da assistência ao sistema, com o carro em movimento.


Se isso ocorrer, em alguns segundos o motorista receberá um alerta sonoro e luminoso. Ainda poderá controlar o veículo, mas a direção ficará muito dura, exigindo grande esforço do motorista, sobretudo em baixa velocidade. Isso aumenta o risco de acidentes com o veículo.

Para agendamento e mais informações, interessados podem ligar para o telefone 0800 702 4200 ou acessar o site da Chevrolet.


Linha 2019 do Camaro trouxe novidades

A linha 2019 do Camaro recebeu pequenas alterações. Em termos mecânicos, a maior novidade foi o câmbio automático de dez marchas, no lugar do anterior, de oito velocidades. Com isso, ele se igualou ao arquirrival Ford Mustang.

Além disso, o esportivo da Chevrolet recebeu uma leve reestilização de “meia vida”. O modelo de sexta geração, lançado em 2016, ganhou alterações na frente (faróis de LED, para-choque, grade e capô) e traseira (lanternas e para-choque).

A dianteira perdeu alguns cromados e ganhou área mais escura. E a gravata agora é vazada. Mais que um recurso estético, a abertura permite melhor refrigeração do motor 6.2 V8.


Por sinal, o propulsor manteve os 461 cavalos de potência e 62,9 mkgf de torque. Traz recursos como injeção direta e sistema de desligamento de quatro dos oito cilindros, mas preserva atrasos como bloco de ferro e duas válvulas por cilindro.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.