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Porsche revela novo Cayenne Coupé
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Porsche revela novo Cayenne Coupé

Derivação inédita do Cayenne tem linhas mais esportivas e opção de motor V8 biturbo de 548 cv. Coupé pode receber teto de fibra de carbono

Redação

21 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Cayenne Coupé tem linha do teto mais baixa e rodas de até 22 polegadas
Crédito:Foto: Porsche/Divulgação
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A Porsche enfim revelou por completo a versão Coupé do Cayenne. O modelo se diferencia da versão comum do SUV pelo caimento do teto mais acentuado na traseira e por melhorias dinâmicas para ficar mais rápido e envolvente ao dirigir.

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Como nas versões de topo do Cayenne, o Coupé traz de série o spoiler ativo que assume diferentes ângulos de acordo com a velocidade do SUV. O parabrisa também é mais inclinado, bem como as colunas dianteiras. A parte mais alta do teto também é dois centímetros mais baixa que a do Cayenne comum.

Sob o capô, apenas os motores a gasolina mais forte da gama. O Cayenne Coupé tem um 3.0 V6 turbo de 340 cv, enquanto o Cayenne Coupé Turbo tem um V8 biturbo de 4,0 litros e 548 cv. Ambos usam câmbio automático de oito marchas. O V6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e chega a 241 km/h. O V8 cumpre a prova em apenas 3,7 segundos e vai aos 285 km/h.


A Porsche também instalou um teto panorâmico fixo em todas as versões, mas o Coupé pode ser equipado com teto de fibra de carbono. A peça é mais leve que o teto de vidro, o que abaixa o centro de gravidade e melhora o comportamento dinâmico. Há três pacotes de performance disponíveis, que podem incluir rodas de 22 polegadas, escapamento esportivo e interior em Alcantara.

Todos os Cayenne Coupé têm suspensão ativa, Sport Chrono Package e rodas de pelo menos 20 polegadas. Esses itens são opcionais no Cayenne comum.


Cayenne tem cabine esportiva

Por dentro, a novidade também tem bancos com ajustes elétricos em 18 vias. Os Turbo ainda têm maior apoio lateral e o encosto de cabeça é integrado. Atrás, os passageiros se sentam três centímetros mais baixos do que no Cayenne e podem ter assentos individuais. O banco dividido é um opcional sem custo que limita a capacidade do modelo para quatro passageiros.

O painel é o mesmo do Cayenne e tem desenho limpo, além de uma grande tela central sensível ao toque. O modelo ainda traz itens de conveniência, como ar-condicionado de duas zonas, GPS e seletor de modos de condução no volante.

Nos Estados Unidos, a tabela vai começar em US$ 75.300, cerca de R$ 286 mil, para o Cayenne Coupé. O Coupé Turbo começa em US$ 130.100, aproximadamente R$ 495 mil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.