Ao longo de sua rica história, a Ferrari desenvolveu alguns importantes projetos de exemplares únicos. Mas nada como o novo P80/C. A marca de Maranello levou quase quatro anos para dar vida a esse único exemplar de carro de corrida. Um tempo recorde dedicado a um único exemplar.
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A razão é que desta vez a companhia decidiu abordar um enfoque diferente no desenvolvimento do modelo. Pela primeira vez, um protótipo da marca é o resultado de uma pesquisa aprofundada em estilo, um mergulho na engenharia e um “escrupuloso teste de aerodinâmica”.
O protótipo atende aos anseios de “TK”, um cliente não revelado pela Ferrari, descrito como “um grande conhecedor do mundo Ferrari”. Ele desejava um protótipo esportivo moderno, inspirado em dois icônicos modelos da marca: a 330 P3/P4 e a Dino 206 S 1966.
Como a empresa não tinha nada parecido em sua linha, a tarefa não foi fácil para o Ferrari Styling Centre. Mais especificamente, foi preciso conceber um esporte-protótipo inspirado em carros que essencialmente escreveram suas regras próprias de estilo. Sem mencionar que o P80/C teria de ser um supercarro de alta performance, para pista.
Base é a mesma da Ferrari 488 GT3
A Ferrari e o cliente decidiram que o modelo utilizaria a 488 GT3 como base. A escolha foi tomada por causa de suas qualidades em termos de performance e também por causa da distância entre eixos, maior do que o da 488 GTB.
Isso permitiu mais liberdade de criação para os designers, que puderam avançar com o cockipt. O resultado foi um prolongamento da seção traseira, que confere um aspecto mais agressivo ao carro.
Outros aspectos relevantes do design incluem os enormes defletores de ar dianteiros e traseiros e as grandes entradas de ar. Essas características são comuns aos modelos 330 P3/4, Dino 206 S e 250 LM.
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P80/C vem na configuração de corrida ou exibição
O cliente secreto encomendou o carro em duas configurações: uma de corrida, que inclui aerofólio de fibra de carbono e rodas de 18″, e uma de exibição, com rodas de 21″ e sem os apêndices aerodinâmicos.
O P80/C é feito inteiramente de fibra de carbono, e a cor escolhida, claro, foi a Rosso Vero brilhante. O interior é muito semelhante ao da 488 GT3, com célula de sobrevivência integrada à carroceria. O painel, no entanto, foi redesenhado. Bancos e revestimentos de portas, de fibra de carbono, também foram personalizados.
Em relação à 488 GT3, a Ferrari informa que o P80/C é 5% melhor em termos aerodinâmicos. Além disso, como o protótipo é homologado apenas para pistas, faróis e lanternas são bem pequenos.
A Ferrari não revelou especificações técnicas, mas é provável que o P80/C empregue o mesmo motor 3.9 V8 biturbo da 488 GT3, associado ao câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens. A fabricante de Maranello também não informou quanto o cliente secreto pagou pelo “filho único”, que teve gestação de quase quatro anos. Mas, acredite em nós, talvez seja melhor não saber, mesmo.