Você está lendo...
Nissan promove recall da picape Frontier
Recall

Nissan promove recall da picape Frontier

Donos de Nissan Frontier 2015 e 2016 estão sendo chamados para troca do gerador de gases do air bag

Redação

13 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Nissan Frontier
Crédito:O recall da Nissan Frontier envolve modelos 2015 e 2016. Reparo consiste na substituição do gerador de gases dos air bags. Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan está fazendo recall da picape Frontier. A convocação envolve unidades produzidas entre janeiro de 2015 e setembro de 2016. O objetivo é substituir o gerador de gases do air bag do motorista e/ou do passageiro da frente.

No comunicado, a empresa informa que, em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do air bag pode resultar em pressão excessiva. Como consequência, pode haver ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos. Há risco de lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


+ Recall da Mercedes-Benz 

+ Recall da Chevrolet


No caso de reparo nos dois air bags (motorista e passageiro), estão envolvidos os veículos fabricados entre janeiro de 2015 e agosto de 2016. A numeração de chassi (não sequencial) vai de 94DVCUD40FJ7754575 a 94DVDUD40FJ962230.

No caso de reparo apenas no air bag do passageiro dianteiro, estão envolvidas as picapes fabricadas de janeiro de 2015 a setembro de 2016. Os chassis (não sequenciais) vão de 94DVDUD40GJ986736 a 94DVDUD40GJ990703.


O agendamento do serviço deve ser feito nas concessionárias da marca a partir de 15 de abril, segunda-feira. Para mais informações, a Nissan disponibiliza o telefone 0800 011 1090 e o site www.nissan.com.br.

Procon alerta sobre recall

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, alerta para o fato de que a empresa deve fornecer ao dono do veículo o comprovante de que o serviço foi efetuado. O documento deverá ser conservado e repassado adiante, no momento da revenda.

O veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo “observações” do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.


Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.