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Volkswagen Polo 2020 fica até R$ 2.040 mais caro
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Volkswagen Polo 2020 fica até R$ 2.040 mais caro

Volkswagen Polo tem reajustes de até R$ 2.040 e ganha controle de estabilidade em toda a linha

Redação

03 de mai, 2019 · 2 minutos de leitura.

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polo 2020
POLO 2020 ESTÁ MAIS CARO E MAIS COMPLETO NAS VERSÕES 1.0 E 1.6
Crédito:VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO

A linha 2020 do Volkswagen Polo passou por reajuste de preços em maio e ficou mais cara. Os valores subiram até R$ 2.040 e partem agora de R$ 53.590. Antes, a versão de entrada MPI 1.0 custava R$ 51.230.

A intermediária 1.6 MSI está R$ 2.000 mais cara, indo de R$ 59.150 para R$ 61.150. A opção com câmbio automático foi de R$ 64.850 a R$ 66.890, uma diferença de R$ 2.040 – a mais alta da tabela.

As variantes equipadas com motor 1.0 turbo e transmissão automática de seis velocidades, Comfortline e Highline, também subiram de preço. A primeira passou de R$ 70.480 para R$ 71.560 e a segunda de R$ 75.820 para 76.990.

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Mais equipamentos no Polo 2020

A Linha 2020 do Polo também traz agora controle de tração de estabilidade de série para as versões 1.0 e 1.6, contando ainda com assistente de partida em aclive e bloqueio eletrônico de diferencial, que age nos freios para equalizar o giro das rodas. Para a versão 1.0 MPI, também virou item de série o computador de bordo, já disponível a partir da 1.6.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.