A BMW Motorrad revelou o conceito R18 durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália. A marca descreve o modelo como uma releitura moderna dos clássicos modelos custom da BMW com motor boxer. O conceito é simples, com foco no que a montadora entende como apenas o essencial numa motocicleta.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo o designer do conceito, Bart Janssen Groesbeek, o maior desafio “foi deixar tudo visível. Todas as partes são funcionais e ousamos em ter uma abordagem absolutamente honesta”. As proporções lembram às da antiga R5, dos anos 30. Como na moto clássica, as rodas são grandes, de 21 polegadas na frente e 18 atrás. Outra referência à antiga moto são os pneus da alemã Metzelet.
O motor usado no conceito é um novo dois-cilindros boxer de 1.800 cm³. Por fora, a aparência lembra muito os antigos propulsores da marca, mas o novo propulsor tem concepção moderna, com refrigeração líquida.
Conceito tem detalhes únicos
O bloco e a transmissão são feitos de alumínio e receberam polimento à mão. A capa do motor leva o nome do conceito gravado e há até dois carburadores Solex.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
A transmissão usa eixo cardã, também exposto. Aliás, a única carenagem da moto cobre o tanque de combustível. A BMW também quis manter o purismo no conceito deixando de fora quase toda a eletrônica. Segundo a marca, apenas luzes e partida são controlados eletronicamente.
Itens como o assento único e o farol redondo são reinterpretações das motos da marca dos anos 50. No entanto, o assento de couro promete mais conforto do que os antigos e o farol tem luzes de LEDs.