Perua com forte apelo visual, a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake chega à segunda geração. O modelo ficou mais espaçoso que seu predecessor, segundo informações da fabricante.
A base é a mesma do Classe A, que tem agora versões hatch e sedã. Na mesma plataforma é feito o CLA, que passou a ser um cupê – diferentemente da primeira geração, em que era um sedã.
Com o lançamento da perua, agora só falta a renovação do SUV GLA para deixar completa a nova geração de modelos de tração dianteira da Mercedes-Benz.
Perua Mercedes-Benz CLA em detalhes
A fabricação da segunda geração da Mercedes-Benz CLA Shooting Brake começa em setembro de 2019. O modelo será feito na fábrica da marca Kecskemét, na Hungria.
Em relação à geração anterior, a nova perua está 4,8 centímetros mais comprida e 5,3 cm mais larga. Já a altura foi reduzida em 0,2 cm.
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De acordo com a Mercedes-Benz, o ângulo de abertura das portas também foi ampliado. Visualmente, até a coluna B o carro é idêntico ao cupê.
Seu diferencial começa dessa parte em diante. O teto, no entanto, é levemente rebaixado, dando um estilo mais esportivo para a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake.
O interior tem sistema de iluminação com 64 cores. O carro vem ainda com a central multimídia MBUX. Entre outras funções, ela traz um sistema de inteligência artificial que permite à perua executar algumas funções por meio de comandos de voz.
Mecânica e tecnologia
A Mercedes-Benz CLA Shoting Brake ganhou radares de longo alcance e, com isso, sistema semiautônomo de condução de nível 2 (entenda aqui os níveis de automação de carros). Outra tecnologia disponível é a assistência ao estacionamento.
A perua vem com suspensão independente nas quatro rodas, com multibraços na traseira. Opcionalmente, pode receber amortecedores adaptativos, para variar a condução entre o conforto e a esportividade.
As rodas, por sua vez, têm versões entre 16 e 19 polegadas, dependendo da versão.
Por enquanto, a Mercedes-Benz só revelou duas versões de conjunto mecânico para a perua CLA. Em setembro, serão divulgadas informações sobre toda a gama, que terá câmbio manual ou automatizado de duas embreagens e propulsores a diesel e a gasolina.
Até lá, a marca informa que a versão topo de linha da gama convencional será a C 250. Nela, há o motor quatro-cilindros turbo de 225 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de sete marchas e duas embreagens.
Há ainda a versão com preparação esportiva, CLA 35 AMG 4Matic Shooting Brake. Ela também traz um quatro-cilindros, mas com 300 cv e 40,8 mkgf, além de tração nas quatro rodas.
Assim como a geração anterior, o novo modelo não será vendido no Brasil, de acordo com a Mercedes.