A Volvo Cars anunciou que irá começar oferecer veículos blindados de fábrica. O primeiro deles será o XC90, seu maior SUV da gama. O modelo virá com a classificação europeia VPAM BRV 2009 / ERV2010 VR8, que é para blindagem pesada.
Esse nível de blindagem garante proteção para os ocupantes com aço de 10 mm e vidros de até 50 mm de espessura. A Volvo não divulgou para qual tipo de arma ou calibre é essa blindagem, mas afirma que segura até explosões.
- Volvo vai limitar carros a 180 km/h a partir de 2020
- Volvo vai produzir carro preparado para programa autônomo da Uber
Com essas mudanças, na versão T6 Inscription, o XC90 teve um incremento de 1.400 kg no peso, chegando a 4.490 kg – considerando o peso de cinco ocupantes. Para lidar com isso, a Volvo desenvolveu um novo chassi (suspensão/amortecedores) e freios.
XC90 blindado no Brasil será diferente
A Volvo também irá oferecer a partir do Brasil para a América Latina e a Europa o XC90 blindado. O modelo não terá a blindagem pesada das unidades que serão produzidas na Suécia (Torsland) e blindados em Bremen, na Alemanha.
Por aqui o modelo terá o que é chamado de blindagem leve. No Brasil, o nível máximo de blindagem permitida para veículos de passeio é a III-A, que resiste a tiros de calibre 9mm e .44.