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Argo e Cronos tiram boa nota em teste de colisão
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Argo e Cronos tiram boa nota em teste de colisão

Fiat Argo e Cronos têm três estrelas na frente e quatros para crianças. Toyota Etios agora tem quatro estrelas

Redação

16 de jul, 2019 · 3 minutos de leitura.

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teste de colisão
Crédito:LATINNCAP/DIVULGAÇÃO

O LatinNCAP, órgão não governamental que realiza teste de colisão nos veículos vendidos na América Latina e Caribe, avaliou pela primeira vez os Fiat Argo e Cronos de entrada. O hatch e o sedã, fabricados no Brasil e na Argentina, respectivamente, conseguiram três estrelas na proteção para a ocupação dos passageiros adultos e quatro para crianças no banco traseiro.

A versão avaliada é a que tem apenas dois air bags, a mais básica, sem controle de estabilidade e tração. Isso, segundo o LatinNCAP, explica a proteção com apenas três estrelas para os ocupantes do banco dianteiro, bem como a falta do alerta do uso do cinto de segurança.

teste de colisão

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LATINNCAP/DIVULGAÇÃO
Toyota Etios melhora nota em teste de colisão

O Toyota Etios também foi avaliado. Em seu segundo teste, conquistou quatro estrelas na proteção para os ocupantes do banco traseiro e também do dianteiro. Com isso, melhorou a nota anterior, de outubro de 2012.

Na época, tinha apenas duas estrelas para a proteção dos ocupantes do banco traseiro. O principal motivo para o aumento da segurança foi a adoção do controle de estabilidade e o lembrete do método do sistema de instalação das cadeirinhas.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.