A chegada do topo de linha HR-V Touring às lojas trouxe uma surpresa. O SUV que compartilha plataforma com o Fit ficou mais caro que a opção equivalente do Civic. Bem mais caro. Enquanto o sedã custa R$ 128.900, o utilitário sai por R$ 139.900, R$ 11 mil a mais. A mecânica é a mesma, formada pelo motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv e o câmbio CVT que simula sete marchas.
Será que o HR-V Touring vale todo esse preço extra? Aqui, vamos listar o que cada carro tem a oferecer, para que você possa chegar à conclusão. Começando pelo espaço e porta-malas, dois importantes critérios para clientes de sedãs e SUVs, que têm orientação familiar.
Os números podem enganar quando o assunto é espaço interno. O Civic tem 2,7 metros de entre-eixos, ante os 2,61 metros do HR-V. Porém, como o SUV tem assoalho praticamente plano, e o sedã traz túnel central alto, é o derivado do Fit que acomoda melhor três pessoas, que têm ainda mais espaço para a cabeça.
Vídeo: Civic e HR-V Touring
O Civic, mesmo sendo também mais largo, deixa o passageiro do meio do banco de trás muito desconfortável. Em contrapartida, seu porta-malas leva muito mais bagagem que o do HR-V. São 519 litros, ante os 393 l do SUV, que perdeu 44 litros na comparação com as demais versões por passar a trazer saída de escape dupla.
Ainda na cabine, o HR-V Touring ganhou um belo banho de loja no acabamento, na comparação com as demais versões. Há amplo uso de couro e plástico emborrachado, mas o carro manteve o plástico bastante duro na parte superior do painel.
O acabamento do Civic, muito austero, mas bem feito, leva pequena vantagem. Sua central multimídia com tela de 7” também é um pouco mais intuitiva. Já o teto solar, item de série em ambos, é panorâmico no SUV. O do sedã é menor.
Quanto à ergonômia, a do Civic é melhor. Seus comandos são mais fáceis de acessar e tudo está mais à mão.
Principais equipamentos
Civic e HR-V Touring vêm com diferentes das usadas nas demais versões. Porém, elas são idênticas no SUV e no sedã. Ambas têm 17”. Há ainda ajustes elétricos para o banco do motorista.
Para os dois modelos, há também ar-condicionado de duas zonas. O painel de comando desse sistema é mais chamativo no HR-V.
Outro destaque é sistema de vertorização do torque. Essa tecnologia permite aprimorar a estabilidade, ao aplicar mais freios nas rodas da parte interna da curva, quando necessário. Ambos também vêm com ESP e controle de tração.
O painel de instrumentos do HR-V e analógico. O do Civic é parcialmente virtual – apenas na tela do meio.
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Rodando com Civic e HR-V Touring
O peso dos dois modelos é semelhante. O HR-V tem 1.380 quilos, pouco mais que os 1.326 do Civic. E como o conjunto motor-câmbio é idêntico, não há grandes diferenças entre eles na agilidade para acelerar. São carros rápidos, com aceleração bastante progressiva.
O câmbio, cujo funcionamento é suave, não consegue aproveitar todo o potencial do motor, que entrega 22,4 mkgf a apenas 1.700 rpm. Ainda assim, as respostas são boas. Para quem está acostumado com o propulsor 1.8 aspirado do HR-V (até 140 cv), elas até surpreendem. Há um abismo de agilidade.
A grande desvantagem do SUV está na estabilidade. Em acelerações mais fortes, sua carroceria balança um pouco. Além de ter centro de gravidade mais alto que o do Civic, o HR-V traz suspensão traseira por eixo de torção. A do sedã é independente nas quatro rodas.
Essa solução, além de deixar o Civic muito estável, contribui para seu maior destaque, a boa dirigibilidade. Bem na mão do motorista, o sedã médio também consegue caprichar no conforto ao rodar.
OPINIÃO – Rafaela Borges
Isso não é um comparativo. Não há vencedor. Cabe ao leitor escolher qual carro, com o mesmo conjunto mecânico, tem as características que mais lhe agradam.
Eu tenho minha opinião. Prefiro o Civic. Ele é igual ou superior ao HR-V em quase tudo. São poucas as suas desvantagens; a principal é o túnel central alto, que compromete a vida do passageiro do meio do banco de trás.
O Civic, além disso, é mais carro. Ele é feito sobre a base da Honda para modelos médios, mais moderna e tecnológica que a do HR-V, compartilhada com Fit e City. A sensação ao volante é a de guiar um carro muito mais sofisticado que o SUV.
Então, meu veredicto é: o HR-V não vale R$ 11 mil a mais que o Civic. Se fosse o contrário, o fato seria mais coerente – ainda que a diferença também pudesse ser considerada grande.
No meu ponto de vista, a única explicação para o preço tão mais alto do utilitário é: as pessoas querem SUVs, não sedãs. E o mais desejado pode se dar ao luxo de custar mais. É a lógica do mercado.
OPINIÃO – Hairton Ponciano
Se eu tivesse R$ 129 mil para gastar em um carro, compraria o Civic Touring. Caso eu tivesse R$ 140 mil, compraria o Civic e ficaria com a diferença. Acho que o sedã é bem melhor que o SUV.
Mais gostoso de dirigir, mais estável, mais estiloso, mais espaçoso (especialmente no porta-malas), mais… tudo. Ou quase tudo. O problema do Civic é que ele não é SUV, numa época em que o mercado adotou o estilo dos carros altinhos. Nada contra o HR-V. Até acho que o modelo está entre as melhores opções do segmento.
É silencioso, não desaponta no desempenho e acomoda bem uma família média e suas bagagens. Se eu trabalhasse na Honda e tivesse algum poder de decisão, adotaria o acabamento esportivo no HR-V turbo, como ocorre na Europa. Seria uma forma de distanciá-lo visualmente do EXL.
Enfim, procuraria alguma forma de justificar os R$ 28 mil que separam as duas versões. Do jeito que as coisas estão, fecho com o Civic.
Ficha técnica
Motor – 1.5, quatro cilindros, 16V, turbo, gasolina
Potência – 173 cv a 5.500 rpm
Torque – 22,4 mkgf a 1.700 rpm
Câmbio – CVT
Tração – Dianteira
Freios dianteiros – Discos ventilados
Freios traseiros – Discos sólidos
Civic Touring
Preço sugerido – R$ 128.900
Comprimento – 4,64 metros
Entre-eixos – 2,7 metros
Largura – 1,8 metro
Altura – 1,43 metro
Peso – 1.326 quilos
Porta-malas – 590 litros
Suspensão – Independente nos dois eixos
Seguro* – R$ 3.418,44 (Porto Seguro); R$ 2.554,58 (Azul)
Manutenção:
1ª revisão – R$ 187,11
2ª revisão – R$ 319,29
3ª revisão – R$ 543,26
HR-V Touring
Preço sugerido – R$ 139.900
Comprimento – 4,33 metros
Entre-eixos – 2,61 metros
Largura – 1,77 metro
Altura – 1,60 metro
Peso – 1.380 quilos
Porta-malas – 393 litros
Suspensão dianteira – Independente
Suspensão traseira – Eixo de torção
Seguro* – R$ 3.238,81 (Porto Seguro); R$ 2.433,34 (Azul)
Manutenção:
1ª revisão – R$ 187,11
2ª revisão – R$ 302,69
3ª revisão – R$ 556,88
FONTE: Honda; * Cotações feitas pela Resicor (fone 11-3360-3333)
Perfil do segurado: Homem, casado, 40 anos, morador do centro da capital, com garagem na residência e no local de trabalho