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Maserati confirma nova geração do GranTurismo
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Maserati confirma nova geração do GranTurismo

Além da nova geração do GranTurismo, Maserati confirmou também um esportivo para 2020

Redação

03 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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maserati
Crédito:REPRODUÇÃO

A Maserati andou meio esquecida dentro do projeto de renovação do Grupo FCA nos últimos anos, mas parece que agora chegou a vez dela. A marca divulgou quais serão os próximos lançamentos e novidades da gama de produtos.

A principal novidade é a chegada de um novo esportivo, para 2020, e as novas gerações do GranTurismo e do GranCabrio, em 2021 e 2022, respectivamente. Além disso, a marca de luxo do grupo FCA vai investir em mais um SUV.

O novo utilitário-esportivo chega em 2021 e ficará abaixo do Levante, na categoria de SUVs médios. Logo após, será a vez da versão conversível do novo esportivo da companhia italiana, também em 2021.

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Entre os modelos que vão receber uma reestilização de meio período estão o Levante, o Ghibli e o Quattroporte, ainda em 2020. As novas gerações de Quattroporte e Levante chegam em 2022 e 2023, respectivamente.

Na apresentação, a Maserati também confirmou que todos os produtos inéditos (o esportivo e o novo SUV) e reestilizados terão uma opção elétrica. Um dos motivos para a renovação dos produtos da Maserati foi a saída da Ferrari do grupo, como marca de luxo e performance. A marca de Maranello passou a ser uma empresa a parte, que pertence apenas a família Agnelli – controladora do Grupo FCA.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.