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Três carros líderes que estão de mudança
Mercado

Três carros líderes que estão de mudança

Novos Corolla, Onix e HB20 estarão em breve nas ruas do Brasil

Rafaela Borges

14 de ago, 2019 · 6 minutos de leitura.

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Novo Corolla
Corolla brasileiro será igual ao europeu
Crédito:Toyota/Divulgação

Corolla, Onix e HB20. Três dos mais importantes carros à venda no mercado brasileiro estão de mudança. Uma mudança muito bem-vinda.

É que até o fim deste ano, o sedã da Toyota e os hatches da Chevrolet e da Hyundai vão mudar de geração. E os preparativos para a chegada de suas versões renovadas estão a todo vapor.

O lançamento oficial das novas gerações do Corolla e do HB20 já têm data confirmada. Ambos vão ocorrer em setembro, com chegada às concessionárias logo depois. O Onix deverá ficar para o último trimestre de 2019.

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Confira, abaixo, o que já sabemos sobre as novas gerações de Corolla, Onix e HB20.

Corolla

O apresentação oficial do carro ocorrerá no início de setembro. Durante apresentação do modelo camuflado ao governador de São Paulo, João Doria, a Toyota deixou escapar que as vendas devem começar em outubro.

A nova geração do Corolla, líder disparado dos sedãs médios no País, é um modelo mundial, mas a brasileira será igual à europeia, como a da foto no alto desta página – há algumas diferenças ante a norte-americana.


 

Vídeo: O segredo do sucesso do Corolla


 

A produção da versão híbrida já está confirmada. Assim, o Corolla não será apenas o primeiro carro feito  no Brasil a usar esse trem de força, mas também o primeiro híbrido flexível do mundo.

O Corolla híbrido usará motor 1.8 flexível de 101 cv e um elétrico de 72 cv. O conjunto é o mesmo do Prius, mas um pouco mais potente.


Além da híbrida, haverá versões convencional do Corolla, a maioria com motor 2.0. A plataforma é a modular TNGA, a mesma do Prius.

HB20

O Jornal do Carro já foi à Coreia do Sul avaliar a nova geração do HB20 (leia aqui). A Hyundai, o está chamando de nova geração, mas não haverá mudança de plataforma.

Ainda assim, as mudanças são profundas. Em todas as versões de carroceria (hatch, sedã HB20S e “aventureiro” HB20X), o carro cresceu.


Novo HB20
Projeção do novo HB20 (Kleber Silva/Estadão)

 

Além disso, haverá um motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível. Trata-se de uma versão “turbinada” do 1.0 de três cilindros que está nas versões de entrada do modelo atual.


Haverá ainda itens novos, sejam eles de série ou opcional. Entre os destaques, há o painel que mistura elementos analógicos e digitais, os controles de tração e estabilidade e a frenagem de emergência.

O HB20 é o segundo carro mais vendido do Brasil.

 


Vídeo: Teste do novo HB20

 


Onix

Segundo informações da Chevrolet, o novo Onix não vai substituir nenhum modelo da gama atual da marca. Ele conviverá com o Onix atual, líder de vendas no mercado brasileiro.

Pouco já foi revelado sobre o modelo. Um das possibilidades mais fortes é de que ele promova estreia de novos motores na gama Chevrolet, inclusive um turbo. Um propulsor desse tipo já foi mostrado na China, para o novo Onix Sedan, equivalente ao Prisma brasileiro.

 


Vídeo: Os destaques do Chevrolet Onix

 


No mercado chinês, o 1.0 turbo tem três cilindros e gera 125 cv. Ele será associado a um câmbio automático de seis marchas.

A versão sedã deve estrear antes por aqui. Aliás, ela deve adotar o nome de Onix Sedan. Com isso, há a possibilidade e o hatch ficar para o início do ano que vem.

O novo Onix deverá introduzir na gama o wi-fi a bordo, que estreará no Cruze, em setembro.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.