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Ducati está produzindo no Brasil a nova Panigale V4 S
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Ducati está produzindo no Brasil a nova Panigale V4 S

Ducati Panigale V4 S é a primeira moto de série da marca equipada com motor de quatro cilindros

Redação

29 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Ducati Panigale V4 S
Ducati Panigale V4 S utiliza motor de quatro cilindros em V de 214 cv. A relação peso-potência é de apenas 0,9 kg/cv
Crédito:Ducati/Divulgação

A Ducati iniciou a montagem no Brasil da esportiva Panigale V4 S, primeira motocicleta de quatro cilindros da marca produzida em série. De acordo com a empresa italiana, o novo modelo é derivado da Desmosedici, da MotoGP. O motor V4 tem 1.103 cm3 e 214 cv. Com peso em ordem de marcha de 195 kg, a relação peso-potência é de apenas 0,9 kg/cv. A moto está sendo vendida por R$ 109.900.

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A Panigale V4 S substitui a icônica 1299 Panigale e foi desenvolvida em estreita colaboração com a Ducati Corse.


Motor V4 da Ducati pode ser ainda mais potente

O novo motor Desmosedici Stradale é um V4 de 90°. Rende 214 cv a 13.000 rpm, enquanto o torque máximo, de 12,6 mkgf, surge a 10 mil giros. Caso o comprador queira elevar ainda mais a potência, a Ducati Corse oferece um escape de titânio da Akrapovic. Com ele, a empresa garante que a moto passa a render 226 cv.

Para segurar a moto, a Ducati empregou freios Brembo, com discos duplos de 330 mm na frente e simples (245 mm) atrás. O ABS é da Bosch.


O câmbio de seis marchas é dotado de sistema quick shift (permite passagens rápidas sem uso da embreagem). O tanque de combustível tem capacidade de 16 litros, e o assento está a 83 cm do chão.

Sob a carenagem esportiva, a Panigale V4 S tem quadro de alumínio. As rodas, também de alumínio, têm três braços, e 17″. As suspensões são da Öhlins. A bateria é de íons de lítio, e o painel digital tem tela de 5 polegadas.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.