Você está lendo...
Google Maps lança modo de navegação para motos
Notícias

Google Maps lança modo de navegação para motos

Nova função do sistema de mapeamento fornece opções de rotas alternativas aos motociclistas

Redação

30 de set, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

google maps
GOOGLE MAPS GANHA FUNÇÃO PARA MOTOS
Crédito:GOOGLE/DIVULGAÇÃO

O Google Maps, aplicativo de visualização de mapas do Google, lançou em sua plataforma o modo de navegação para motocicletas. A nova funcionalidade disponibilizará opções de rota direcionadas para motociclistas, além do tempo estimado de cada viagem.

A empresa também adicionou um dispositivo que permite comparar o tempo estimado de viagem de carro ou de moto para que o motorista compare o meio mais rápido de chegar ao seu destino. De acordo com o Google, o lançamento do dispositivo considera o constante crescimento do uso de motocicletas no Brasil e pretende facilitar a vida dos motociclistas.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018, havia mais de 26 milhões motos registradas em todo o país. Isso corresponde a uma moto para cada oito habitantes. Dez anos atrás, a relação era de uma moto para cada 14 pessoas. Esse número é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Publicidade


Google Maps com novas funções

Além dessas novas opções, o Google promete lançar as funcionalidades “Viajar com segurança” e “Alertas de desvio de trajeto” no Google Maps. Nelas, o usuário será notificado caso o veículo desvie mais de 500 metros da rota programada por ele.

As novas funções também permitirão que o usuário compartilhe sua viagem em tempo real com outros contatos. Segundo a empresa norte-americana, o dispositivo pode ser útil para passageiros de táxi e aplicativos de carona.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”