Assim que o Arrizo 5e começou a andar, ainda em baixa velocidade, um bip-bip foi praticamente o único som emitido pelo primeiro carro elétrico da Caoa Chery no Brasil. O som não é agradável, mas necessário. Por causa da ausência de ruídos, veículos elétricos podem representar risco para pedestres distraídos. Bastou o trânsito fluir um pouco e o som desapareceu.
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O Arrizo 5e está chegando da China por R$ 159.900, o que o coloca acima do Renault Zoe (R$ 149.990), por exemplo. Primeiramente, o sedã será direcionado a empresas frotistas e locadoras, a partir deste mês. Para o interessado final, o carro estará à venda a partir de janeiro.
Como em qualquer carro movido a eletricidade, a aceleração é boa, porque o torque do motor é instantâneo. São 122 cavalos de potência. É um valor inferior aos 150 cv do Arrizo 5 com motor 1.5 turbo flexível, que tem 150 cv. O mais importante, porém, é o torque. São 28,1 mkgf no modelo elétrico, ante 19,4 mkgf do sedã equipado com motor a combustão. Este continua a ser produzido na fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP).
À frente do motorista, o quadro de instrumentos digital traz as informações típicas de modelos elétricos, como gasto de energia, rotação do motor (que vai a 12 mil rpm), autonomia das baterias, etc.
Baterias geram 357 V e pesam 390 kg
Falando em baterias, o conjunto é formado por 98 células dispostas em 22 pacotes de 4 células e 2 de cinco células. No total, elas fornecem 357 Volts, pesam 390 kg e ficam alojadas no assoalho.
Por causa da concentração de peso na parte inferior, o comportamento do sedã de 1.520 kg é bom em curvas. Para frear, também como em qualquer automóvel elétrico, é preciso se acostumar com o comportamento do pedal. Ele não é tão progressivo como nos carros convencionais. A impressão é que não há tanta modulação, e o carro para de uma vez, quando se pisa no pedal. Mas é questão de consumo.
Há três modos de condução: Esporte, Eco e Eco+. As duas primeiras são selecionadas diretamente em uma tecla no painel. E o comportamento muda radicalmente. No modo Eco, os carro demora para deslanchar. Isso porque nesse caso o modelo privilegia a autonomia. Já no modo Esporte, o Arrizo 5e ganha vida e parte com disposição. A terceira opção, Eco+, é selecionada na tela da central multimídia. Ela serve para quando há pouca energia nas baterias, e passa a economizar ainda mais.
O trajeto de teste mesclou trechos urbano e rodoviário. E serviu para evidenciar que na estrada o Arrizo 5e é bem rápido, desde que o modo esportivo esteja selecionado.
Arrizo 5e terá três opções de cores
O modelo tem uma marcha, e seletor giratório, semelhante ao empregado nos carros da Jaguar e Land Rover. A chave é presencial e há botão de ignição. Ao contrário de modelos como Tiggo 5x e 7, nos quais o revestimento interno de painel e laterais é macio, no Arrizo 5e o plástico é rígido. Os materiais macios estão somente nos apoios de braço.
A coluna de direção é ajustável apenas em altura, e o mecanismo tem um sistema pouco usual. Quando destravado, ele faz o volante subir automaticamente. Na maioria dos carros, ou o volante fica no lugar ou baixa.
Atrás, o espaço é bom para pernas e cabeça, mas o encosto fica muito em pé, o que prejudica o conforto.
O modelo será oferecido em três opções de cores: preto, branco e azul. A garantia é de três anos para o veículo e de oito para as baterias.
Prós e contras
Prós: Desempenho
Sedã arranca com agilidade, desde que o motorista selecione o modo esporte no painel.
Contras: Banco traseiro
Encosto fica muito vertical, o que gera um pouco de desconforto aos ocupantes.
Ficha técnica
Caoa Chery Arrizo 5e
Preço
R$ 159.900
Motor (potência)
122 cv
Torque (mkgf)
28,1
Câmbio
Automático, 1 marcha
Comprimento
4,54 m
Entre eixos
2,65 m
Peso
1.520 kg
Porta-malas
430 litros
Fonte: Caoa Chery