A JAC Motors revelou seu novo sedã médio no Salão de Chengdu, na China. O A5 é o primeiro produto oriundo da joint-venture da JAC com a Volkswagen. O modelo deverá chegar às ruas chinesas ainda em 2019.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O modelo chama atenção pelo visual esbelto, feito pelo estúdio de design da marca na Itália. A divisão é chefiada por Daniele Gaglione, que já fez parte do time de design da Alfa Romeo. O modelo tem linha de cintura alta, que termina numa traseira elevada com caimento suave. O perfil lembra modelos como Honda Civic e Kia Cerato. Atrás, as lanternas são interligadas por um filete de LED.
O A5 tem 4,75 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,76 metros. As dimensões deixam o sedã ligeiramente acima do VW Jetta vendido no Brasil, que mede 4,70 metros de comprimento e tem entre-eixos de 2,69 metros.
A dianteira tem faróis afilados e grade hexagonal, com ares contemporâneos e mais elegantes do que os JAC atuais. As linhas gerais, no entanto, lembram modelos de outras marcas, como a Kia.
A cabine tem linhas simples, com uma grande tela sensível ao toque montada na vertical. Pela ausência de botões físicos em painel e console, as funções do carro deverão ser controladas diretamente pela tela. A despeito da união com a Volkswagen, a cabine não aparenta conexões com nenhum modelo da marca alemã. Os instrumentos são virtuais.
A5 tem motor turbo
O motor é um 1.5 turbo de 150 cv que pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou a um automático CVT. A suspensão é independente na frente e atrás, o que deve conferir bom comportamento dinâmico ao sedã.