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Range Rover Velar Autobiography chega em dezembro
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Range Rover Velar Autobiography chega em dezembro

Versão topo de linha do modelo, a Velar Autobiography vem com muito luxo e mecânica aprimorada

Redação

04 de out, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Range Rover Velar Autobiography
Entre as alterações externas, Range Rover Velar Autobiography recebeu novo para-choque, com entradas de ar maiores. As rodas são de 22 polegadas
Crédito:Land Rover/Divulgação

A Jaguar Land Rover está trazendo ao Brasil o Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic. A versão mais luxuosa do modelo deve chegar às lojas em dezembro, por um preço inicial de R$ 565 mil.

O modelo tem motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cavalos de potência e 69,3 mkgf de torque. Aliado ao câmbio automático de oito marchas da ZF e à tração integral, o Velar Autobiography é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A máxima é de 274 km/h, de acordo com a fabricante.

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A Land Rover informa que o Velar topo de linha recebeu diferencial traseiro com bloqueio ativo, além de
calibração específica para a suspensão pneumática e para a tração nas quatro rodas.


Para melhorar a refrigeração do motor e dos freios (que foram redimensionados), a versão mais cara do carro recebeu um novo para-choque frontal, com entradas de ar maiores. Atrás, o para-choque também é outro, e há quatro saídas de escape.

Ainda por fora, a inscrição Range Rover no capô e na tampa traseira ganhou grafismo especial. O Velar SVA recebeu ainda um azul (Satin Byron Blue) exclusivo dos modelos SVO. Independentemente da cor da carroceria, o teto é sempre preto.


As rodas de 22 polegadas deixam à mostra os discos de 395 mm de diâmetro. As pinças de freio podem ser vermelhas ou pretas.

Por dentro, modelo tem muito luxo

Internamente, os bancos de couro têm costura dupla e são disponíveis em quatro combinações de cores. Todos vêm com ventilação e aquecimento para o motorista e passageiro da frente.


Além dos bancos, o couro reveste também o painel e as laterais de portas. O teto recebe revestimento de Alcântara.

O console tem dois seletores rotativos, sendo um para o câmbio e outro para o sistema de entretenimento.

Os modelos da linha SVO (Special Vehicles Operation) terão centros de atendimento exclusivos em dez concessionárias espalhadas pelo País, sendo quatro no Estado de São Paulo. Dessas, duas ficam na capital, uma em Barueri, na Grande São Paulo, e outra em Campinas.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.