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Volvo lança pacote Polestar para XC60 e XC90 a diesel
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Volvo lança pacote Polestar para XC60 e XC90 a diesel

Pacote de R$ 7 mil eleva potência e deixa comportamento dos SUVs mais ágil. Polestar Engeneering é responsável por versões esportivas dos Volvo

Redação

04 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

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XC60 com motor 2.0 biturbo a diesel passa a 240 cv com preparação da Polestar
Crédito:Foto: Volvo/Divulgação
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A Volvo lançou no Brasil um pacote de preparação da Polestar para modelos a diesel. A novidade é uma otimização no sistema eletrônico dos XC60 e XC90 D5 que deixa os 2.0 turbodiesel ligeiramente mais fortes. Os SUVs também têm a distribuição de força da tração integral alterada, para comportamento mais esportivo. A Polestar é a divisão de preparação esportiva da Volvo.

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O modo Polestar substitui o Dynamic no seletor de ajustes do veículo. Segundo a marca, a atualização deixa as respostas mais rápidas ao acelerador. Isso ocorre porque a potência do 2.0 biturbo é elevada de 235 cv para 240 cv. O torque vai de 49 mkgf para 51 mkgf. Embora a diferença seja pouca, a força maior aparece a 1.500 rpm, ante 1.750 giros da configuração original.

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A Volvo afirma que os SUVs ficam mais espertos particularmente em rotações médias e têm melhor comportamento na estrada. Os modelos ganham agilidade em ultrapassagens e ficam mais eficientes.

Polestar também mexeu na tração

Isso deve se refletir em acelerações e retomadas mais rápidas. O pacote da Polestar também altera o mapa de trocas de marcha do câmbio. A transmissão passa a ter mudanças mais rápidas e precisas, de acordo com a utilização do carro. Segundo a Volvo, o câmbio pode até reter marchas quando o motorista tira o pé do acelerador, para que o SUV não perca velocidade tão rapidamente.

Por fim, a divisão esportiva também mexeu na tração integral. Nos modelos que receberem o pacote, mais força é enviada para o eixo traseiro. De acordo com a marca, a experiência fica mais esportiva.


O pacote pode ser instalado em qualquer concessionária da marca por R$ 7 mil. O XC60 D5 parte de R$ 281.950 na versão Momentum. O XC90 parte de R$ 346.950 na mesma configuração.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.