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Aston Martin mostra teaser de sua primeira moto
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Aston Martin mostra teaser de sua primeira moto

Moto da Aston Martin será apresentada no próximo mês no salão de motos de Milão, na Itália. Teaser mostra linhas esportivas

Redação

25 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Primeira motocicleta da Aston Martin será produzida em parceria com a Brough Superior
Crédito:Foto: Aston Martin/Divulgação
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A Aston Martin mostrou pela primeira vez um teaser de seus planos para uma linha de motocicletas de edição limitada. Após entrar no mercado de SUVs, a marca inglesa está em parceria com a Brough Superior para construir uma motocicleta. O modelo deve oferecer o “equilíbrio perfeito entre desempenho e design”.

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Não foram revelados muitos detalhes sobre o design no teaser, apenas que a moto deverá ter um único assento e um tanque mais fino. As empresas também sinalizaram que o modelo terá soluções inovadoras de engenharia. Os materiais também serão de alta qualidade.

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A montadora não expôs o motivo de se aventurar no mercado de motocicletas. No entanto, o vice-presidente executivo e diretor de criação da Aston Martin, Marek Reichman, destacou a importância da parceria com a Brough Superior “A oportunidade de colaborar com o Brough Superior nos deu a chance de trazer nossas próprias visões únicas sobre como a beleza e a engenharia podem se combinar para criar uma peça altamente emotiva”.

Parceria

Já o CEO da Brough Superior, Thierry Henriette, contou que a parceria entre as marcas ocorreu de forma natural, “Aston Martin e Brough Superior são dois fabricantes de automóveis de luxo que compartilham a mesma paixão por design e desempenho exclusivos. A idéia de desenvolver uma motocicleta em um quadro de parceria estreita surgiu naturalmente”.

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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”