A aposta está forte na chegada do Toyota Raize, primeiro SUV compacto da marca japonesa. O modelo, que usa a base do Daihatsu Rocky, teve uma imagem do interior vazada antes do seu lançamento, em 5 de novembro.
A imagem que escapuliu mostra o painel, painel de instrumentos, as portas e faz menção ao espaço do porta-malas. Parte de um material de divulgação, em japonês, confirma que a versão asiática do Raize terá 369 litros de carga.
Ele não difere muito do interior do Daihatsu Rocky. O modelo, basicamente, traz diferentes materiais e os logos da Toyota. Estas são as mudanças em relação ao carro que foi mostrado no Salão de Tóquio, da marca de baixo custo.
O modelo tem a plataforma encurtada e simplificada do Corolla, a TNGA GA-B. São 980 kg em 3,99 metros de comprimento (o mesmo do Ford EcoSport), 1,69 metro de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. As rodas são de 17 polegadas.
Toyota Raize terá muitos itens de série
Entre os itens de série que o Raize irá oferecer, ao menos na versão asiática, estão alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência para veículos e pedestres, reconhecimento de placas e alerta de saída de faixa de rodagem com assistência no volante.
Outras tecnologias que estarão disponíveis, como opcionais, são o alerta de ponto cego, farol alto automático, controle de velocidade adaptativo, assistente de estacionamento e alerta de tráfego cruzado.
Toyota Raize brasileiro será maior
Segundo uma fonte da Toyota, como esta plataforma é modular, o Raize brasileiro terá 21 cm a mais. Não por causa do espaço interno, que já que é bom na versão “gringa”. Mas por conta do porta-malas, que precisa ser maior que os 369 litros do japonês.
Na Índia ele terá motor 1.0 três-cilindros turbo que gera 98 cv, com câmbio CVT. No Brasil, seu motor será o 1.5 flex de 107 cv e 14,4 mkgf já presente no Etios e Yaris. E ele não terá, por aqui, tração 4X4 como terá na Índia, por exemplo, assumindo uma missão totalmente urbana.