Um segundo Chevrolet Onix Plus 2020 pegou fogo sozinho. Após uma unidade do carro se incendiar no pátio da fábrica da marca em Gravataí, no Rio Grande do Sul, desta vez o caso ocorreu mais para o nordeste do País, mais especificamente no Maranhão.
O carro de propriedade de Kleiton James estava na estrada em Mirador, no Maranhão, em direção a Teresina, no Piauí, quando o fogo começou na parte de cima do motor. Uma pequena chama surgiu e logo tomou o carro todo. A notícia foi dada em primeira mão por Maritonio Dantas.
Segundo James, houve um barulho no motor do carro, como uma pequena explosão. “Parei o carro no acostamento e quando levantei o capô já avistei as chamas. Só deu tempo de pegar minha mochila que estava no porta-malas. Aí o incêndio foi total. Eu comprei esse carro há uma semana”.
A reportagem entrou em contato com a GM e com James e aguarda resposta.
Extintor poderia ter impedido a perda total do Onix Plus
O uso de extintor de incêndio com carga de pó ABC, que é facultativo (ou seja, ninguém usa) desde 2015 poderia, se usado corretamente, ter salvado o Onix Plus da perda total. Como é possível ver no vídeo, a chama começa bem pequena antes de se alastrar para o carro todo.
Leia Mais
Porém, um Projeto de Lei, o 159/2017, pode trazer os extintores de volta de forma obrigatória. O PLC 159/2017, de autoria do Deputado Federal Moses Rodrigues (CIDADANIA/CE), propõe alterar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo é incluir o extintor de incêndio com carga de pó ABC entre os equipamentos obrigatórios em todos os veículos vendidos no Brasil.
Os carros mais vendidos em outubro de 2019