Em um passado não muito longe, carro de luxo vinha obrigatoriamente com bancos de couro. Enquanto isso, revestimento de tecido estava reservado aos veículos dito populares. O couro automaticamente elevava o status do carro, e era um objeto de desejo. Mas as coisas estão mudando. A evolução dos tecidos e uma maior consciência ecológica têm favorecido o lançamento de automóveis com revestimento interno de tecido. E isso inclui veículos de luxo.
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É o caso, por exemplo, do recém-lançado Porsche Cayenne Coupé. O modelo, que custa a partir de R$ 459 mil, pode vir equipado com bancos de tecido, no padrão denominado Pepita. Para se ter uma ideia de como o jogo está virando, de série o modelo vem com bancos de couro. Caso o cliente opte por um pacote denominado Sport Leve, que custa cerca de R$ 76 mil e inclui itens como teto de fibra de carbono, rodas especiais e escapamento esportivo, o modelo vem com bancos com a parte central de tecido.
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O Cayenne Coupé não é uma exceção. De acordo com o gerente de produto da marca alemã, Leandro Rodrigues, até mesmo o novíssimo esportivo elétrico Taycan tem uma opção “livre de couro” (abaixo). Nela, nem mesmo o volante e a alavanca de câmbio receberam cobertura animal – algo comum até em veículos mais baratos, com bancos de tecido.
Rodrigues informa que mesmo o 911 tem uma opção com assentos de tecido. Ele acrescenta que a Porsche está utilizando materiais alternativos ao couro, caso dos revestimentos denominados Sport Tex e Dinamica. Ambos são sintéticos, sendo que o segundo é uma espécie de opção ao Alcantara, igualmente um material sintético.
Golf GTE também usa tecido
O híbrido Golf GTE, lançado ontem no Brasil por R$ 199.990, também está sendo importado da Alemanha apenas com interior revestido de tecido preto e azul (abaixo). O modelo (cuja produção será encerrada no mês que vem) segue uma tradição dos esportivos da linha Golf e Polo (GTI), que oferecem revestimento de tecido de padronagem jovial.
Ainda entre modelos esportivos, o cupê Honda Civic Si (R$ 164.900) também tem bancos de tecido que privilegiam o bom apoio ao corpo na curvas.
Mescla de tecido e couro
Algumas marcas também optam por mesclar diferentes tipos de materiais. É o caso, por exemplo, da BMW. O X2 M35i pode vir com bancos esportivos de Alcantara nas laterais e uma faixa central de tecido, que não apenas melhora o aspecto como reduz a energia eletrostática, de acordo com a montadora alemã (abaixo).
A Volvo utiliza o mesmo processo. O novo sedã S60, que está chegando ao Brasil por preços a partir de R$ 195.950, oferece revestimento que mistura couro na parte central com apliques laterais de material sintético, ressaltanto o aspecto do interior.
Para finalizar, até mesmo o sedã Toyota Century, um enorme sedã executivo que é símbolo de status no Japão, continua fiel ao revestimento de tecido. Confiram a foto abaixo e digam se o interior não fica mais aconchegante.