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Audi faz recall de três versões do Q5 por falha de acabamento
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Audi faz recall de três versões do Q5 por falha de acabamento

Parte interna do para-lama traseiro pode se soltar com o passar do tempo e causar acidentes. Q5 envolvidos são de versões 2.0, blindada e a esportiva SQ5

Redação

09 de nov, 2019 · 2 minutos de leitura.

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Problema afeta as unidades da geração mais nova do Q5
Crédito:Valeria Gonçalvez/Estadão
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A Audi está chamando os proprietários de três modelos do Q5 para um recall. Os veículos comprometidos são as versões Q5 2.0 e Q5 Security 2.0 do ano/modelo de 2018 a 2020 e o SQ5 3.0 do ano/modelo 2017 a 2020 por um problema de fixação do acabamento nas partes internas do para-lama traseiro.

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A empresa diz que este problema pode causar, com o passar do tempo, a possibilidade dos acabamentos se soltarem. Caso isso ocorra, as partes que se desprenderem do carro podem atingir outros veículos ou pessoas. Para a correção, será realizada a aplicação de componentes adicionais de fixação nos quatro acabamentos.

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Agendamento para o Q5

Os proprietários dos veículos devem agendar junto a uma concessionária da marca a substituição dos dois acabamentos do para-lama traseiro. A companhia informa ainda que o serviço é gratuito e o tempo de reparo estimado é de uma hora.

Os chassis envolvidos não são sequenciais e vão do WAU_FY_J2012503 ao WAU_FY_L2008889 para o Q5, do WAU_FY_J2014981 ao WAU_FY_L2008111 para a versão Security e do WAU_FY_H2026997 a WAU_FY_L2008577 para o SQ5 3.0.

A empresa disponibiliza para mais informações o telefone 0800 777 2834 e o seu site.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.